Inscrições vão até 21 de agosto e incluem cargos para professores, técnicos e analistas em todo o estado
O Governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira (21/7) a abertura do novo concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). O edital oferece 13.795 vagas efetivas em todo o estado, abrangendo desde professores até técnicos e analistas da educação. As inscrições devem ser feitas no site da banca organizadora, Consulplan, até às 16h do dia 21 de agosto. Além disso, os candidatos que se enquadram nos critérios para isenção da taxa têm até quinta-feira (24/7) para solicitar o benefício.
- Comércio de Divinópolis não poderá abrir no feriado deste sábado, 15 de novembro
- CDL Divinópolis elege Gustavo Consoli presidente para o triênio 2026–2028
- Acidente grave deixa uma pessoa morta na MG-050, em Pimenta
- MP aciona Estado após pressão de Lohanna sobre situação crítica do CICALT
- Cleitinho segura apoio a Euclydes Pettersen até fim das investigações da PF
As vagas estão distribuídas entre as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e a Unidade Central da SEE/MG, localizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Os cargos disponíveis são:
- Professor de Educação Básica (PEB)
- Especialista em Educação Básica (EEB)
- Técnico da Educação (TDE)
- Analista da Educação Básica (AEB)
- Analista Educacional (ANE)
- Analista Educacional – Inspeção Escolar (ANE/IE)
Conforme o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, este é um passo importante na valorização da rede pública. “É uma grande oportunidade para quem quer fazer parte dessa transformação na educação mineira”, afirmou.
Concurso da educação prevê cadastro de reserva
O concurso também prevê cadastro reserva e garante 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme estabelece a Lei Estadual nº 11.867/1995. A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, reforçou o compromisso com a qualidade do ensino: “Esses profissionais vão contribuir com a formação dos estudantes mineiros e com o fortalecimento do serviço público.”
No último sábado (19/7), o governo estadual publicou novas nomeações de candidatos aprovados no concurso anterior (Edital Seplag/SEE nº 3/2023). Houve a nomeação de 33 excedentes, assim, elevando para 27.818 o total de nomeações desde o início da atual gestão.
De acordo com a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Santos, o objetivo é consolidar uma rede formada, majoritariamente, por servidores concursados. “Isso garante estabilidade para os profissionais e segurança para a continuidade das políticas públicas educacionais.”



