A espera finalmente chegou ao fim! Foi publicado do Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 29, a autorização para realização do concurso público para técnico e analista do Instituto Nacional de Seguridade Social (Concurso INSS). Com a autorização, o INSS tem seis meses para publicar o edital, ou seja até 29 de dezembro de 2015, mas, diante do atual cenário da autarquia, o documento deverá ser liberado em um prazo menor.
Segundo a Portaria de Nº 251 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MP), serão providos por meio deste concurso 950 postos de nível médio e superior. O maior quantitativo, 800, é para o cargo de Técnico do Seguro Social, de nível médio. As outras 150 são para o posto de Analista do Seguro Social, com formação em serviço social, da Carreira do Seguro Social. Também por meio por meio desta portaria o Ministro de Estado do Planejamento autorizou a nomeação de 150 candidatos aprovados no último concurso realizado pelo instituto e que tem validade até 2016. Os rendimentos são de R$ 4.620,91 para técnico e R$ 7.504,45 para analista.
Com 31 milhões de segurados em todo o país, o INSS tem vacância de 5.054 servidores, no período entre 2010 e abril de 2013, sendo 3.253 somente na carreira de técnico, de nível médio, além de mais de 10 mil em condições de aposentadoria. Diante disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que, caso a autarquia não contrate novos servidores, há risco de colapso. Portanto, candidatos não devem desanimar pelo quantitativo de vagas autorizadas, pois este valor pode ser vem superior durante o prazo de validade do concurso.