As provas do Concurso Público Nacional Unificado serão compostas de 20 a 50 questões objetivas e redação, a depender do bloco e cargo almejado.
Em menos de um mês, no dia 5 de maio, mais de 2,5 milhões de candidatos estarão realizando o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em diversas cidades do Brasil. Os participantes já podem conferir os horários de abertura dos portões e os locais de aplicação das provas.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) e fechados rigorosamente às 8h30, as provas terão início às 9h. No turno da tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h, com as provas começando às 14h30 e durando três horas e trinta minutos.
É fundamental que os candidatos estejam atentos aos horários para evitar possíveis contratempos durante o processo. A organização recomenda chegar com antecedência aos locais de prova para garantir uma experiência tranquila e sem imprevistos.
- Três pessoas morrem carbonizadas em acidente na BR-262
- Teste reduz o prazo de inaptidão para doação de sangue de quem esteve em áreas de risco para malária
- Resultado final do ENEM dos Consursos será divulgado amanhã (21)
- Projeto “Reciclando Dignidade” traz inclusão previdenciária de catadores de recicláveis
- Projeto de Lei que propõe Auxílio Moradia é aprovada na Câmara de Divinópolis
Provas
O CPNU será realizado simultaneamente em 228 cidades de todas as unidades federativas do país. As provas incluirão questões objetivas e dissertativas específicas para cada área de atuação, tendo duração de duas horas e trinta minutos.
Pela manhã, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa de conhecimento específico. Já para o bloco de nível médio (bloco 8), a manhã será dedicada a 20 questões objetivas e uma redação.
À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior responderão a 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas. Não haverá questões dissertativas para os candidatos do nível médio.
Concurso
Segundo o MGI, o primeiro CPNU terá 6.640 vagas oferecidas e é o maior processo seletivo para o serviço público da história do país, a banca examinadora responsável é a Fundação Cesgranrio. Em todo o país, foram mais de 2,65 milhões de inscritos.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação está prevista para 3 de junho. Além disso, a divulgação final dos resultados acontecerá em 30 de julho. Assim, as convocações devem ter início no dia 5 de agosto.