Confira horários e protocolos de cemitérios para o dia de finados na região

Prefeituras desenvolveram regras para celebração de cultos e missa; em Divinópolis, visitantes só poderão ficar meia hora

Na próxima segunda-feira (02), celebra-se o feriado do dia de finados. É comum que, neste dia em específico, a população faça visitas aos túmulos de familiares e entes próximos. Neste ano, com a pandemia do novo coronavírus, as visitas poderão acontecer, mas com restrições e protocolos a serem seguidos nos cemitérios de cada cidade da região.

Em Divinópolis, o cadastro para os que quiserem visitar os cemitérios termina amanhã (29). Ele deve ser feito no Serviço Municipal do Luto, pela manhã ou até as 17 horas. São necessários o documento do jazigo em questão e o CPF do visitante. Serão permitidas somente 5 pessoas por jazigo, e as visitas poderão durar 30 minutos. Além disso devem ser seguidos os protocolos básicos como o distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel. Haverá a fiscalização dos protocolos e aferimento da temperatura dos visitantes. Haverá também a ação de Fiscais de Posturas para coibir a venda de flores, velas ou qualquer outro tipo de produto nas imediações. Isso porque o decreto em vigor que trata desse tipo de comércio proíbe a liberação de qualquer tipo de alvará para ambulantes durante o período de pandemia.

Em outros municípios da região, as restrições serão menores. Não haverão restrições quanto ao prazo ou a quantidade de pessoas nos jazigos. O Cemitério de Carmo do Cajuru funcionará das 07 horas às 17 horas da tarde. As celebrações serão somente nas igrejas. Em Nova Serrana não haverá proibições quanto à celebrações de cultos religiosos no cemitério. Entretanto, a prefeitura orienta que os cuidados básicos sanitários sejam tomados. Bom Despacho estabeleceu que as visitas devem ser breves, com distanciamento mínimo de 2 metros.

Nos cemitérios de Itaúna as entradas de visitantes serão permitidas das 6 da manhã às 17 horas da tarde, sendo necessário do uso de máscaras. Também não serão celebradas missas presenciais em nenhum cemitério da cidade, ficando as celebrações em memória dos falecidos a cargo das Paróquias (transmissões on-line). As barracas para comercialização de flores funcionarão normalmente (evitar a utilização de recipientes que acumulem água parada e contribuam para a proliferação da Dengue). Nesta quarta-feira (28) Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, realizará trabalhos preventivos de combate à Dengue e escorpiões. No dia 02, tanto a administração dos cemitérios quanto os servidores do serviço municipal de luto, estarão trabalhando normalmente no apoio e esclarecimento de dúvidas.

O cemitério de Santo Antônio do Monte não estabeleceu restrições; o horário de funcionamento será o de sempre e não haverá restrições quanto à visitações; serão realizadas três missas, duas pela manhã, a primeira às 7 e a segunda às 10. A terceira será às 17 horas. Após a primeira celebração, será inaugurado um novo Velório Municipal.

Fernanda Barreto

Fernanda Barreto

19 anos, estudante de jornalismo na Faculdade Pitágoras, Divinópolis-MG.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.