Desde o cancelamento da área de exames no bairro Nossa Senhora das Graças, treinar no bairro Liberdade está quase impossível. Fotos revelam cenas de congestionamentos durante a semana. Carros travam uma disputa por espaço durante as aulas de direção. Completar o trajeto, é quase impossível.
Um instrutor que preferiu não se identificar encaminhou ao PORTAL fotos tiradas durante as aulas na última semana. Longas filas se formam para fazerem o principal trajeto do exame. Para treinar balizas é necessário escapar da área oficial e fazer em ruas alternativas.
“O aluno perde vários minutos da aula apenas circulando, pois não há espaço para fazer todos os procedimentos. Se a gente sai muito desta área depois ele fica prejudicado ao fazer o exame”, afirmou o instrutor.
“A gente já perde mais de 10 minutos da autoescola até aqui e ainda perde tempo no exame porque a gente não consegue fazer tudo que é preciso. Faz baliza não consegue fazer circulação”, desabafa um aluno que também não quis ser identificado.
Sem alternativas
Para o problema apenas uma solução. As autoescolas têm a opção de treinar em outras áreas, como no Nossa Senhora das Graças e até mesmo Planalto. Essa foi a justificativa do delegado regional, Fernando Vilaça. Ele afirma que as autoescolas estão ensinando os alunos a decorarem os trajetos e não a dirigirem. Para ele, elas podem se dividirem, evitando a concentração apenas no Liberdade.
“O aluno tem que estar preparado para dirigir. Ele sendo aprovado ele vai dirigir por todo o estado. Ele não tem que decorar um traçado porque quando ele receber a carteira ele não vai dirigir só naquele trajeto”, afirma Vilaça.
O delegado ainda lembrou que antes os exames eram realizados em dois bairros e o aluno não sabia em qual área seria o exame.
“Antes os alunos também não sabiam onde seria o exame. Por isso, as autoescolas podem levar os alunos para outras áreas, para o prolongamento do Liberdade, como Bom Pastor”, argumenta.
Vilaça também descartou a possibilidade de ser retomados os exames no Nossa Senhora das Graças. Segundo ele, o número de vagas foi mantido e nunca havia exames, no mesmo dia, nos dois lugares.
Aprovação
Hoje, Divinópolis conta com 14 autoescolas, a média de aprovação é de aproximadamente 30%.
Veja a relação das autoescolas e os índices de aprovação de outubro. Os dos demais meses podem ser conferidos aqui.
Classificação de produtividade das autoescolas (de janeiro/2014 a outubro/2014)