Consulta ao lote de restituição do IRPF inicia nesta quinta-feira (23)
A consulta pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo da Receita. O pagamento será realizado em 31 de maio. Foto: Juca Varella / Ag. Brasil

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal ou pelo aplicativo da Receita. O pagamento será realizado em 31 de maio

Nesta quinta-feira (23/05), a partir das 10h, a Receita Federal disponibiliza a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2023. Cerca de 5,6 milhões de contribuintes poderão verificar se suas declarações foram processadas e se têm direito à restituição. Este lote inclui todos os contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a receber, além de restituições residuais de anos anteriores.

Contribuintes prioritários

Ao todo, serão distribuídos R$ 9,5 bilhões entre os contribuintes prioritários. Devido às enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, os contribuintes gaúchos receberam prioridade. A maior parte dos beneficiados, 2.595.933, têm entre 60 e 79 anos. Outros 1.105.772 são profissionais do magistério e 886.260 são contribuintes do Rio Grande do Sul. Além disso, 787.747 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração também têm prioridade.

Como consultar

A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda” e no botão “Consultar a Restituição”. Também está disponível pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. O pagamento será efetuado em 31 de maio, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada.

Prazo da restituição

Caso a restituição não seja depositada na conta informada, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária por meio do Portal BB  ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Se não resgatar a restituição dentro de um ano, será necessário solicitar o valor no Portal e-CAC da Receita Federal.

Para aqueles que não estiverem na lista de restituição, é recomendado acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências e enviar uma declaração retificadora, aguardando os próximos lotes.