Portal Centro-Oeste
Quase uma semana após a mortandade de peixes ocorrido em Itapecerica, a Copasa emitiu uma nota dizendo ser “prematura a conclusão de que o problema tenha ocorrido em decorrência de possíveis lançamento de esgoto em mananciais”. O fato ocorreu no final de semana do dia 12 de agosto.
Na semana passada, o prefeito da cidade, Wirley Reis (PHS) chegou a postar nas redes sociais que havia cobrado uma posição da companhia e quem uma das motivações poderia ser o esgoto despejado 110% bruto no Ribeiro Vermelho. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi paralisada para manutenção.
Técnicos da empresa estão fazendo as análises necessárias no manancial, para identificar as causas reais do ocorrido, segundo a assessoria de comunicação da Copasa.
Multa
A Polícia de Meio Ambiente também foi comunicada sobre a mortandade e multou a companhia em R$142 mil por lançar in natura o esgoto no rio. O caso também foi repassado para o Ministério Público. O promotor responsável, Sérgio Gildin está de férias.
“Com relação à multa aplicada pela Polícia Militar de Meio Ambiente, a Companhia informa que a questão está sendo analisada pelo Departamento Jurídico da empresa”, informou em nota.
A multa cabe recurso.