De acordo com o superintendente regional, João Martins, o motorista tem o prazo de cinco dias para remover o conteúdo divulgado e se retratar sobre o assunto

Marcelo Lopes

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), enviou uma notificação extrajudicial ao autor da filmagem realizada em uma estação de tratamento, localizada em Divinópolis. Na oportunidade, o motorista, que buscava água no local a bordo de um caminhão pipa, dizia que havia dejetos, contaminando a água tratada no local. A informação foi confirmada pelo superintendente da entidade na região, João Martins ao PORTAL. O documento foi enviado nesta terça-feira (27).

“É uma notificação intimando a pessoa que fez o vídeo, tendo um prazo de cinco dias para retirar todo o material das redes e mídias sociais, inclusive para as pessoas na qual ele divulgou e exigindo-o a fazer um vídeo de retratação, de preferência no local, informando que o que ele fez, divulgou e difundiu não procede”, diz.

João também relata que se a intimação não for cumprida pelo homem, outras medidas judiciais serão tomadas.

Repercussão

Na gravação realizada no dia 16 de fevereiro, o caminhoneiro, filmou a estação de tratamento (ETA), em que supostamente se encontravam coliformes fecais na água tratada no local.

“Analisem aqui uma coisa da água que sai na torneira da sua casa em Divinópolis. Olha a “atoada”. B**ta pra todo lado, m**da dentro da água pra todo lado, purinha”, diz o autor no vídeo.

As filmagens repercutiram e assustaram quem as assistiu. Na semana seguinte, os vereadores que estiveram no local disseram que o que foi mostrado era algo inverídico, se tratando de um “vídeo fake”.

Na semana seguinte ao fato, outros parlamentares comentaram sobre o assunto e disseram que chamariam o autor do vídeo para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal. Marcos Vinícius (PROS) questionou sobre as gravações. Em pronunciamento, o edil indagou sobre como o autor das filmagens teve acesso livre para estar no reservatório, postar nas redes sociais e causar transtornos, segundo ele, irreversíveis.