Eles poderão responder criminalmente por atentar contra a saúde da população; Casos serão repassados ao Ministério Público

Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Bom Despacho irá encaminhar ao Ministério Público a relação de pacientes que descumpriram isolamento. Até o momento 10 ocorrências foram registradas na Polícia Militar (PM) contra pessoas que apresentaram quadro clínico compatível com a doença. 

“Eles poderão responder criminalmente por atentar contra a saúde da população”, destacou o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.

Assim que são notificados, os pacientes assinam um documento onde se comprometem a ficar isolados. No mesmo documento, eles informam com quais pessoas tiveram contato.

“Cumprir o isolamento e informar a verdade é importantíssimo para que a equipe de monitoramento da Saúde consiga acompanhar todas as pessoas suspeitas e que tiveram contato com elas. Só assim é possível controlar a situação do vírus na cidade”, alertou Júnior.

Quando o paciente não cumpre o isolamento, não informa com quem teve contato ou informa em parte, o Comitê não sabe quem deve monitorar. Sem monitoramento, a transmissão do coronavírus pode acelerar descontroladamente.

Além disso, sem controle e dados, segundo a secretaria de saúde, “é impossível acompanhar e planejar ações de combate. Sem acompanhamento e planejamento, o sistema de saúde poderá ficar sobrecarregado”.

A cidade tem, até o momento, 31 casos confirmados do novo coronavírus e um óbito registrado. Dos 169 exames realizados, 138 deram negativos. 

Desde o início da pandemia, 319 notificações suspeitas foram registradas. 48 pacientes estão em monitoramento seja em isolamento domiciliar ou hospitalar.