Secretaria de Saúde espera elevação das confirmações com o relaxamento do isolamento social
Divinópolis está acima da média nacional de casos confirmados do novo coronavírus. O boletim divulgado, nesta quarta-feira (29), releva que a cidade tem 36,94 casos por 100 mil habitantes, o número supera a região (29,34), Minas Gerais (8,29) e o Brasil (34,67). Já são 88 confirmações na cidade polo do Centro-Oeste.
Desde o início dos registros, foram 1420 notificações. Deste total, 144 foram descartados. O município também tem uma morte registrada até o momento. A taxa de ocupação geral de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 48,5%. Dos 56 disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS), 33 estão ocupados. Na rede privada, há 32 internados e outros 46 leitos ainda disponíveis.
Dos pacientes em internação nas UTI’s, 12 apresentam quadro clínico compatível com Covid-19. Outras 19 pessoas estão internadas em enfermarias. Divinópolis é referência no tratamento ao novo coronavírus para Araújos, Cláudio, Carmo do Cajuru, Itapecerica, São Gonçalo, São Sebastião do Oeste e Perdigão.
“Isolamento é a medida mais eficaz”
Sem testes suficientes, estima-se que o número de contaminados em Divinópolis seja superior ao número atual, entretanto não há um índice estabelecido já que as medidas de enfrentamento adotadas até o momento ajudam a reduzir a transmissibilidade. O município busca parcerias, dentre elas com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para a produção destes testes com um preço abaixo do praticado no mercado.
Independente disto, o secretário de saúde, Amarildo de Sousa alerta para a importância do isolamento social e as medidas de prevenção. Com a flexibilização do comércio, os números podem elevar.
“Vai ter um aumento porque as pessoas começaram a sair nas ruas. Não há outra medida eficaz que não seja o isolamento. As pessoas precisam ficar em casa, mesmo com o comércio aberto, vá só quando for preciso. Vai e volta. Use a máscara, ela é obrigatória”, alerta.
O secretário reforça que a evolução dos casos são acompanhados diariamente e que o afrouxamento será balizado pela responsabilidade com a saúde da população.
“Se houver descontrole estaremos reavaliando. Em defesa da vida, vamos tomar medidas necessárias para que as pessoas respeitem o isolamento e as medidas de segurança”, antecipou.
Nos primeiros 15 dias de isolamento na cidade a taxa de adesão foi de 70%.
Fiscalização
A fiscalização será intensificada. Tantos as linhas de ônibus, como os comércios serão vistoriados. A pista de cooper, na Rua Pitangui, também terá atenção dos fiscais. A prática de atividade física no trecho está proibida.
Ao longo desta semana, a lotação dos ônibus foi um dos assuntos mais comentados. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes deverá traçar medidas para aliviar. Entretanto, o secretário de saúde pede colaboração da população para evitar a aglomeração.
“Não entrar em ônibus lotado, não forçar a barra porque os motoristas não tem condições de fazer esse controle sozinhos. Cada um tem responsabilidade pela sua saúde e pela saúde do outro”, declarou.
O aumento da frota é avaliado pela secretária de trânsito. Em horários de pico há reforço das principais linhas. A orientação é para que as pessoas aguardem o próximo veículo ao invés de lotar o primeiro. Alguns circularam vazios. Segundo Amarildo, não se pode sacrificar as empresas, ampliando a frota, sem que haja passageiros.
Assista a entrevista completa com o secretário:
https://www.facebook.com/portalgerais/videos/221183202665224/