Atestado de óbito foi emitido com o endereço de origem da paciente; Divinópolis tem 127 casos confirmados da doença

Após registrar a morte de uma idosa, de 78 anos, de Bom Despacho por Covid-19 no balanço de Divinópolis, a Secretária de Saúde voltou atrás. No boletim divulgado nesta quarta-feira (13) consta apenas o óbito da mulher, de 46 anos.

Em nota Semusa informou que recebeu nesta terça-feira (12), a Declaração de Óbito da paciente vítima de Covid-19, falecida no último fim de semana, no Hospital Santa Lúcia. No documento, o hospital lança o endereço de Bom Despacho, cidade de origem da vítima.

“Em decorrência disso, estatisticamente, o caso tem que ser revisto no balanço oficial informado ao sistema da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), responsável pelo acompanhamento dos casos, o que só pode ser alterado por ação judicial para mudar o atestado de óbito. Assim, o boletim divulgado pelo município retira o registro antes lançado no campo “óbitos”, devendo a SES lançar o caso para o município registrado na Declaração de Óbito”, informou.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Bom Despacho informou que a família da paciente disse que para atendimento hospitalar foi informado o endereço da família, em Divinópolis.

“Por isso acreditamos que o Estado contabilizará para Divinópolis. Até o momento não fomos notificados pelo Estado quanto à contabilização deste óbito para o município. Se o Estado contabilizar para Bom Despacho. Mesmo sem efeito epidemiológico para os bom-despachenses, acataremos”, afirmou.

Boletim

O boletim de hoje aponta 127 casos confirmados da doença em Divinópolis. Foram 1707 notificações suspeitas até o momento. Delas, outras 171 foram descartadas.

Das 134 vagas de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 65 estão ocupadas. A taxa de ocupação sofreu aumento de ontem (12) para hoje, passando para 48,4%. Dos leitos ocupados, 27 são do Sistema Único de Saúde (SUS) e 37 da rede suplementar. Dos pacientes internados, 13 apresentam quadro clínico suspeito para o novo coronavírus. Outras 21 pessoas estão enfermarias.