Homem foi levado pelo Samu; Hospital afirma que não havia profissionais médicos na ambulância e que diagnóstico passado foi de infarto
O Complexo de Saúde São João de Deus emitiu nota na noite deste sábado (11), sobre a morte de um homem, de 45 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) trata o óbito como confirmado para Covid-19.
De acordo com a nota, a instituição recebeu na Sala Vermelha o paciente, atendido e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com princípio de infarto. Ainda segundo a unidade, não haviam profissionais médicos na ambulância que conduziu o paciente e o único diagnóstico repassado foi de infarto.
O paciente que morava sozinho chegou a ser atendido na Sala Vermelha do CSSJD e embora tenha recebido todos procedimentos para ressuscitação, o paciente não resistiu, tendo como causa mortis infarto.
Após liberação do corpo para o Serviço de Luto, os profissionais do Complexo de Saúde foram informados pela família que o homem estava há uma semana apresentando febre e falta de ar, sintomas característicos do Covid-19.
“Diante dos fatos, nossa equipe acionou imediatamente o Serviço de Luto e solicitou a paralisação do velório, uma vez que o paciente era considerado então suspeita de Coronavírus”, informou.
O hospital destacou que “embora não haja confirmação de Covid-19, a orientação para cancelamento do velório se deu por medida por medida de precaução. Também como forma de prevenção, o Complexo de Saúde afastará temporariamente os profissionais que tiveram contato com o paciente”.
Prefeitura confirma
Já a Semusa confirmou a morte por Covid-19 a partir de exames clínicos. O velório foi suspenso. O corpo enterrado imediatamente a partir do comunicado. Equipes da saúde realizaram a desinfecção do local e os presentes foram identificados e serão monitorados.
Samu
O Samu informou que foi acionado no final da noite de sexta-feira (10). Quando a equipe chegou no local estava consciente, com pressão arterial alterada, com dificuldade respiratória e sudorese intensa.
“Recebeu os primeiros atendimentos, foi imobilizado e encaminhado para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus. Durante o trajeto teve rebaixamento do nível de consciência. Assim que chegou na Sala Vermelha entrou em Parada Cardiorrespiratória e evoluiu para óbito”, informou.
Como ele estava com dificuldade respiratória, segundo a assessoria do Samu, geralmente o paciente conversa pouco ou nada.