Ela é a primeira mulher na posição em 113 anos
O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram nesta terça-feira (4/2), em Belo Horizonte, da solenidade de troca de comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Pela primeira vez em seus 113 anos de história, a corporação será comandada por uma mulher, a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, que substitui o coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.
Durante o evento, o governador Romeu Zema destacou, então, o compromisso de sua gestão em valorizar a liderança feminina em cargos estratégicos no estado.
“Tivemos a primeira mulher ocupando a Secretaria de Agricultura e Pecuária, a primeira na Secretaria de Meio Ambiente e agora a primeira em um comando militar. Eu não tenho medo de mudanças, tenho medo de continuismo”, declarou.
O vice-governador Professor Mateus também enfatizou a relevância da atuação do CBMMG para os mineiros. Além disso, reconheceu o trabalho desempenhado pelo coronel Erlon Dias.
“Os bombeiros são sinônimo de segurança para nossa população, seja em incêndios na seca, resgates durante enchentes ou graves acidentes. Temos confiança no serviço dessa instituição”, afirmou.
Perfil da nova comandante coronel Jordana
Ao longo de sua trajetória, a coronel Jordana Filgueiras ocupou diversos cargos de destaque na corporação, por exemplo:
- Subcomando do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM);
- Diretoria de Assuntos Institucionais;
- Assessoria de Comunicação do CBMMG;
- Subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior.
Especialista em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, assim como em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar, a coronel destacou a responsabilidade de assumir a nova função:
“É uma honra muito grande. Vamos continuar buscando a excelência no serviço prestado à sociedade em todas as regiões de Minas Gerais.”
Mudanças no Estado-Maior
A solenidade também marcou a mudança no subcomando da corporação, com a posse do coronel Moisés Magalhães de Sousa, que substituirá a coronel Daniela Lopes.
Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Estratégica, o coronel Moisés também é professor na Academia de Bombeiros Militar.