Fieis se reúnem no dia 19 de junho no Santuário de Santo Antônio, com missa, procissão e benção na Catedral do Divino Espírito Santo
A tradicional celebração de Corpus Christi, que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia, será realizada de forma unificada este ano em Divinópolis, reunindo a comunidade católica em um momento especial de fé e devoção. A celebração acontecerá na próxima quinta-feira, dia 19 de junho, com uma programação que inclui missa, procissão e bênção.
O termo “Corpus Christi”, de origem latina, significa “Corpo de Cristo”, e representa uma das festas mais importantes do calendário litúrgico católico. Ela ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre após o Pentecostes. Considerada uma festa de preceito, os fiéis participam da Santa Missa neste dia.
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
- Apenas Shopping Pátio poderá funcionar no feriado de Corpus Christi, segundo CCT
- Autoridades brasileiras deixam Israel e embarcam na Arábia Saudita para o Brasil
- Homem é morto a tiros no centro de São Sebastião do Oeste e suspeito é preso horas depois
- Menor é apreendido com drogas e celular em Nova Serrana
Além disso, conforme a Diocese de Divinópolis, a solenidade é marcada pela procissão com o Santíssimo Sacramento, uma prática prevista no Código de Direito Canônico (Cân. 944), que orienta os bispos a organizarem, sempre que possível, esse ato público de veneração, especialmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.
Celebração de Corpus Christi: tradição
Aliás, em muitas cidades brasileiras, principalmente nas de tradição histórica, a procissão se torna ainda mais bonita graças aos tapetes artesanais confeccionados pelos próprios fiéis. Feitos de pó de serra, areia, flores e outros materiais coloridos, eles transformam as ruas em verdadeiras obras de arte, expressando fé, criatividade e tradição.
Em Divinópolis, a programação oficial prevê a concentração dos fiéis a partir das 14h30 no Santuário de Santo Antônio. Às 15h, ocorrerá a Santa Missa, seguida da bênção com o Santíssimo Sacramento. Em seguida, todos participarão da procissão solene até a Catedral do Divino Espírito Santo.
Por fim, ao chegar na Catedral, haverá o encerramento com uma nova bênção com o Santíssimo Sacramento, acompanhada do canto do Te Deum, um hino tradicional de louvor e agradecimento da Igreja Católica.