Alguns critérios são seguidos para autorizar o corte (Foto: Divulgação/PMI)

Alguns critérios são seguidos para autorizar o corte (Foto: Divulgação/PMI)

As ações de corte e poda de árvores da Prefeitura são realizadas em conjunto pelas Secretaria de Infraestrutura e Serviços e de Urbanismo e Meio Ambiente. O trabalho executado rotineiramente e segue uma demanda de pedidos feitos pela população.

 

Os motivos para poda ou corte são variados e devem ter a aprovação da Secretaria de Meio Ambiente, que avalia a necessidade e a forma como a tarefa será feita. Durante o período de maio a julho, Prefeitura e Cemig trabalham na retirada de galhos próximos a fios de alta-tensão. Mas em caso de necessidades neste sentido, a poda acontece também nos outros meses. Ano passado foram realizadas 128 podas e 163 cortes.

 

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a Secretaria de Infraestrutura realizou a limpeza do Centro Social Urbano, no bairro de Lourdes. Foram podadas 2 árvores (uma acácia e um pinheiro). As plantas comprometiam o muro de fundo no local e a construção ao lado, onde funciona o centro de apoio aos Alcoólicos Anônimos (AA).

 

Permissão

 

Os casos mais frequentes para estes tipos de requisições envolvem conservação de patrimônio. Nessas situações as árvores estão, de alguma forma, seja na altura ou largura, comprometendo o imóvel. Espécies muito grandes próximas à rede elétrica também são prioridades.

 

De acordo com o Diretor do Departamento de Meio Ambiente em exercício, Gilmar Barboza, a poda só pode ser feita em 50% da copa. Ainda segundo ele, para que o serviço seja feito, é cobrada uma compensação que também varia, podendo ser replantio de árvore ou multa financeira.

 

Destinação especial

 

Há aproximadamente três anos a madeira proveniente do corte e poda recebem uma utilidade especial. Em média um caminhão deste tipo de material é retirado por dia. Ao invés de encaminhar para a usina de lixo, onde não teria um aproveitamento adequando, a Prefeitura faz a doação da madeira para comunidades de recuperação de dependentes químicos.