Skip to main content

COVID-19: Aplicação da “quinta dose” em imunossuprimidos é iniciada em Divinópolis

By 23/08/2022Saúde

Vacinação acontece em todos os postos de saúde e unidades das Estratégias de Saúde da Família, de 8h às 16h

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que já está aberta no município a aplicação da “quinta dose” (segundo reforço) contra a covid-19 em imunossuprimidos, que deverá ser efetuada quatro meses (120 dias) após a quarta dose (1º reforço).

A Semusa lembra que a vacinação acontece em todos os postos de saúde e unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Divinópolis, de 8h às 16h. Nas unidades que atendem o programa “Saúde na Hora”, a vacinação acontece de 18h às 21h. As unidades que fazem a vacinação noturna são: Belvedere, Planalto, Sagrada Família, Tietê e Ermida.

A aplicação da quinta dose em pessoas imunocomprometidas segue as recomendações da Nota Técnica nº 221/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS do Ministério da Saúde que desta que “o avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil permitiu a redução considerável de casos graves e óbitos pela doença. À medida que a campanha de vacinação é ampliada para diferentes faixas etárias, mudanças nas estratégias e esquemas vacinais são necessários a fim de obtermos os melhores resultados de efetividade contra a doença incluindo as populações especiais”, diz o documento. De acordo com a 13ª edição do PNO, entende-se por imunocomprometidos:

I – Imunodeficiência primária grave.

II – Quimioterapia para câncer.

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune.

VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

VIII – Pacientes em hemodiálise.

IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.