A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), começou nesta quarta-feira (02), uma força tarefa com grupos de fiscais e da Polícia Militar de Minas Gerais (Pmmg). Serão fiscalizados estabelecimentos que não estiverem cumprindo os protocolos do programa Minas Consciente, interditando o local.

Ao aderir ao programa, do Governo do Estado, novas medidas de enfrentamento a Covid-19 foram adotadas. O funcionamento dos estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes e afins também foram alterados em relação aos Decretos Municipais anteriores. Porém, a população afrouxou as medidas de segurança, fazendo com que ocorra o aumento preocupante nos índices de contaminação.

Atualmente, Divinópolis se encontra na denominada “Onda Amarela” do programa, permitindo assim o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos alimentícios. Desta forma, as fiscalizações acontecerão em estabelecimentos noturnos do ramo alimentícios e de consumo alcoólico.

Portanto, o proprietário que descumprir as regulamentações exigidas, a princípio, será penalizado com uma interdição por 15 dias. Em casos de reincidência, a penalização será de 30 dias. Se ocorrer uma terceira autuação implicará na cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

Para permanecermos na “Onda Amarela”, medidas simples de segurança devem ser tomadas, tais como:

  • Distanciamento mínimo de 2 metros entre mesas, priorizando a utilização da mesa pela mesma família.
  • A permanência de clientes sentados;
  • Higienização constante no local, principalmente a desocupação das mesas;

Aumento de casos

A medida visa conter o avanço da doença na cidade. Do dia 31 de julho até a data de hoje, 02 de setembro, as mortes em decorrência do novo coronavírus aumentaram 86,3%, passando de 22 para 41. Só nos dois primeiros dias deste mês foram novos cinco óbitos divulgados. Os casos confirmados subiram para 1071. Já são 10.126 notificações suspeitas desde o início da pandemia.

O índice de contaminação, que calcula a quantidade média de pessoas que cada contaminado vem a infectar, está em 1.17 quando o recomendável é 0.8. Na última quinta-feira (27), foi apresentada em reunião com a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) a avaliação epidemiológica de Divinópolis. Segundo índice utilizado no programa do estado, a cidade passou a marcar 15 pontos, assim como a microrregião e macrorregião.

Blitz noturna

Para conscientizar os proprietários, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai lançar o “Selo Responsável” certificando os estabelecimentos associados que seguirem todas as exigências. Também será realizada a blitz noturna com foco nos consumidores. A entidade também vai apostar digitais influencers para incentivar o cumprimento das normas.

“Orientando que quem sair de casa precisa estar de máscara. Só não é necessário se estiver sentado na mesa. Levantou, vai circular, pagar a conta, precisa estar com a proteção”, explica o presidente da entidade, Danilo Pereira sobre as cartilhas que serão distribuídas no período noturno.

Para Pereira, a intensificação da fiscalização também irá contribuir para evitar o descumprimento das regras.

“É necessária essa fiscalização mais firme para que aqueles que estão levando como brincadeira e com falta de responsabilidade sintam o peso, porque podem atrapalhar todos os setores em geral”, argumentou.

Para denunciar em casos de descumprimento das normas de segurança, o cidadão deve abrir chamado pelo AppDivinópolis, selecionando a aba denominada como “Coronavírus”. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para celular.