A Universidade já atendeu mais de 3 mil pessoas; Amostras de coletas voltaram a ser enviadas para Belo Horizonte

Jéssica Augusta Pereira

A falta de insumos está comprometendo a realização de testes da Covid-19 na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), campus Divinópolis. A unidade estava realizando as testagens desde julho deste ano. Segundo coordenador do laboratório, Leandro Barbosa, eles receberam os insumos, plasticaria e kits de extração de RNA, em julho e setembro, mas em outubro o material não foi disponibilizado. Ele salientou, que atualmente, as amostras coletadas em Divinópolis voltaram a ser entregues para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte (MG).

O serviço que era direcionado exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) realizou nesse período o processamento de 3.509 amostras, totalizando 3.118 pacientes atendidos. Leandro esclareceu que o Ministério da Educação forneceu os primeiros materiais, porém a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES) era responsável pela reposição dos estoques.

O coordenador do laboratório explicou que a Universidade recebia as amostras coletadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de 54 municípios da macrorregião de Saúde Oeste de Minas Gerais. O material era coletado pelas Secretarias Municipais de Saúde e enviados ao Laboratório de Nível de Biossegurança 2 da UFSJ, que realizava os exames de qRT-PCR e entregavam os resultados em um média de 2 a 3 dias.

Ainda não há uma data prevista para o retorno das atividades, considerando que a SES realizou um pregão para a compra de mais insumos, contudo, ainda não conseguiu concluir o processo de licitação.

De acordo com os dados do boletim epidemiológico disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), até o dia 19, Divinópolis notificou 17.083 casos, desses, 2.201 confirmados e 1.931 recuperados. A cidade já contabiliza 74 mortes pelo novo coronavírus.