Direção do São João de Deus afirma que diminuição da oferta pode prejudicar funcionários e pacientes; Transoeste diz que aguarda reclamação
Ricardo Welbert
A redução na oferta de transporte público nos feriados e vésperas de Natal e Ano-Novo em Divinópolis pode prejudicar quem depende dos ônibus para ir ao Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). Em comunicado que afirma ter feito por telefone ao Consórcio Transoeste, responsável pelo serviço, a direção do hospital informou que a preocupação engloba principalmente pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus e também profissionais que tratam pacientes com a infecção.
Ainda segundo a direção do CSSJD, muitos colaboradores dependem dos ônibus para ir e voltar do trabalho.
“Mais do que isso, sendo o CSSJD uma instituição que atua independente de dia ou horário, já foi solicitado ao Consórcio Transoeste que mantenha a mesma escala que já ocorre de segunda a sexta-feira para os horários de 6h30 às 8h30 e à tarde de 17h às 20h nos feriados e vésperas: 25/12 manhã e noite, 31/12 à noite e 1º/1 de manhã e à noite”, diz.
Ainda segundo a direção do CSSJD, se o pedido não for aceito pelo Consórcio Transoeste, será preciso contratar ônibus particulares para evitar o atraso de profissionais e consequentes desassistências assistenciais.
Prestadores do serviço
Procurado pela reportagem, o Consórcio Transoeste declarou que ainda não recebeu essa demanda do São João de Deus e que, tão logo a receba, vai “analisar e providenciar o que for necessário”.
Já a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) declarou que não foi anunciada nenhuma diminuição e que em feriados os ônibus funcionam em horário de domingo. Acrescentou que não existe qualquer estudo no sentindo de diminuir a oferta de ônibus e ressaltou que ainda não recebeu nenhum pedido do hospital com relação a horários de feriados.