Município irá se preparar para adquirir insumos e capacitar servidores para aplicação da vacina, além de definir a logística

Ainda sem previsão para início, Divinópolis está se preparando para a vacinação contra a Covid-19. O plano de vacinação deve ser apresentado até janeiro à Secretaria de Estado de Saúde (Ses). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (09) em coletiva de imprensa pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

“O governo estadual fez uma reunião com o município e temos até janeiro para apresentar nosso plano. Ele está sendo construído. O governo estadual deu algumas diretrizes para ele, para organizar a rede de frio, adquirir insumos, freezers, organizar o RH para fazer a aplicação, capacitação com os servidores e isso já estamos trabalhando”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde Janice Soares.

Como antecipado pelo PORTAL GERAIS a secretaria já licitou seringas e quatro freezers. Até o momento não há nenhuma mobilização individual do município para a compra da vacina, a exemplo da prefeitura de Belo Horizonte. 

Vacinação Covid

Ainda não há nenhuma vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e nem data para início da vacinação.  A Diretoria Colegiada do órgão aprovou nesta quinta-feira (10/12) as regras para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental. Na prática, a medida abre caminho para que empresas possam fazer esse pedido de emergência. Nenhum pedido foi recebido até o momento pela Anvisa.