Redação

 

A audiência pública será no dia 09 de novembro (Foto: Amanda Quintiliano/Arquivo)

A audiência pública será no dia 09 de novembro (Foto: Amanda Quintiliano/Arquivo)

A proposta de criação do Parque da Mata do Noé, em Divinópolis, caminha para sair do papel. Pelo menos é isso que foi sinalizado pela Secretaria Municipal de Planejamento. Um dos passos será a realização da audiência pública. O evento aberto a toda comunidade será no sábado, 9 de novembro, do Teatro Municipal Usina Gravata, às 9h.

 

O Plano Diretor a espera de votação na Câmara Municipal já aponta a necessidade de áreas de preservação ambiental na cidade. De acordo com o diagnóstico do documento, apesar de Divinópolis ter pelo menos seis áreas indicadas para lazer, são poucas as aproveitadas. Das citadas, apenas o Parque da Ilha foi revitalizado para receber a população.

 

Outros que poderiam se transformar em ambientes para lazer são: Mata do Noé, com a criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, a Lagoa do Sidil, o Parque do Gafanhoto, o Parque Linear Municipal Danilo Passos e a Nascente do Bairro Bela Vista – área privada.

 

Objetivo

 

A criação do parque irá representar a implantação de uma unidade de conservação de proteção integral. A área será destinada a esse fim promovendo a manutenção da biodiversidade local, dos fragmentos florestais e áreas verdes de vegetação nativa, da conservação de habitats e das espécies de flora e fauna nativas.

 

A diretora de Meio Ambiente, Sílvia Letícia Ribeiro, reforça que o desejo do município é compartilhar com a sociedade todas as informações colhidas nos estudos realizados para criação do parque, além de esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

 

“Queremos colher informações da sociedade, conhecer os seus anseios e esclarecer todas as dúvidas acerca daquele espaço. Questões quanto à vegetação, flora e fauna, explicando para a população a importância da criação do parque que tem dimensões de um parque estadual. Qualquer pessoa interessada pode fazer uso do material informativo disponível no site da Prefeitura e encaminhar dúvidas que nós iremos respondê-las no dia da audiência.” declara.

 

As informações coletadas durante o evento serão utilizadas para aperfeiçoar o projeto. “Isso será feito com intuito de agregar valor e atender melhor a população” completa.

 

Projeto

 

O projeto já está disponível no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br) e na Biblioteca Pública Municipal.