Marina Assis

 

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) divulgou nesta terça-feira (03), os índices de criminalidade do Estado, incluindo Região Metropolitana, de Belo Horizonte e as 28 cidades com mais de 100 mil habitantes. Os dados mostraram uma estabilização dos índices de homicídios em Minas Gerais.

 

O índice de Divinópolis foi divulgado e a cidade sofreu uma redução de 11% em crimes violentos como estupro tentado e consumado, roubo, extorsão mediante seqüestro, seqüestro e cárcere privado e homicídio tentado e consumado. No ano passado, os registros marcaram um índice de 39,8%, já no mesmo período deste ano caiu para 28,8%.

 

Já o índice de crimes violentos a patrimônio que são os roubos e extorsão mediante sequestro, a redução foi de 9,7%. Em relação ao mesmo período do ano passado totalizou 36,7%. O nível de criminalidade específico para homicídios permanece estável em 0,9%.

 

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz alertou para uma questão importante. “O roubo é comum não só no Estado. Como em todo o país é o que tem impactado no aumento dos demais índices. Aa contenção deste tipo de crime é prioridade absoluta para este final de ano. A lei 12.403, de 2011, que facilita a concessão de fianças, tem dificultado a atuação dos policiais, muitas vezes o mesmo praticante de roubo é preso por cinco, dez vezes consecutivas pelas polícias e a atual legislação impede que ele fique detido” declarou Rômulo.

 

Segurança

 

Até 2014, serão investidos cerca de R$ 600 milhões na segurança pública de Minas. O efetivo das polícias está sendo ampliado, com a contratação de seis mil novos policiais civis, militares e bombeiros e parte das três mil novas viaturas adquiridas para as instituições já foi distribuída.