Em reunião na tarde dessa segunda-feira (18) com o diretor de Operação Sul da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Frederico Delfino, na sede da empresa, em Belo Horizonte, o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis cobrou enfaticamente ações para a melhoria do abastecimento de água em Itapecerica. O prefeito deixou clara a sua indignação e a de toda a cidade em relação aos três poços perfurados em 2014 que até hoje não começaram a operar por falta de equipamento. Atualmente estão em funcionamento dois poços, no Gama e na Boa Viagem.

Como resultado da reunião, o prefeito conseguiu a bomba que faltava para a operação do terceiro poço, no bairro Nossa Senhora das Graças, cuja previsão de funcionamento é para os próximos três dias. Também foi fixada a data limite de 10 de outubro para que os outros dois poços já perfurados, no Magnólia e no São Geraldo, sejam equipados, interligados ao sistema e comecem a operar. De acordo com a Copasa, as vazões dos cinco poços são suficientes para garantir condições regulares de abastecimento à cidade na hipótese de restrição hídrica no Ribeirão do Gama, que abastece o município.

O prefeito está acompanhando de perto toda a situação provocada pela estiagem e todas as ações tomadas no sentido de minorar o problema. A Prefeitura está trabalhando com empenho e utilizando de todos os meios que lhe são cabíveis para resolver a questão da falta de água na cidade, não apenas neste período, mas também nos próximos anos.

Na manhã desta terça-feira (19) Reis esteve reunido com o encarregado do sistema local da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Dalton Bertolacini, que falou sobre a situação do Ribeirão do Gama, que abastece Itapecerica, sobre o funcionamento dos poços e explicou como está sendo realizado o fornecimento de água para a população. Desde o último sábado, quando a situação se agravou, a cidade foi dividida em duas áreas – uma do Centro em direção ao bairro Alto Alegre e outra do Centro em direção ao bairro Bom Jesus – e o abastecimento foi escalonado em dia sim / dia não para cada uma dessas regiões.

De acordo com o encarregado, ainda esta semana será divulgado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) um cronograma oficial de abastecimento da cidade em sistema de rodízio durante o período de estiagem. Ainda segundo a Copasa, as perspectivas são positivas, mas não dispensam em nenhum momento a colaboração da população no que diz respeito à economia de água.