CrossFit é um esporte para homens e mulheres
O CrossFit tem atraído mulheres

Natalia Santos

Revista Bem Feminina

CrossFit é um esporte para homens e mulheres

O CrossFit tem atraído mulheres

Quem foi quem disse que crossfit é só para homens? A atividade que começou como preparação física para ginastas, conquistou adeptos e tem atraído cada vez mais mulheres nos últimos anos. Não é preciso ser de aço para se dar bem. A chave do treinamento é tomar consciência da sua própria força.

Levantamento de pesos, flexões, saltos e agachamentos em sequência, sem tempo para descansar. É assim um treino de crossfit, modalidade de circuito intensa e ultra potente para emagrecer. De acordo com o coach Mateus Carvalho,  o novo método ficou popularizado pelos resultados acentuados e de forma rápida.  A maior parte das pessoas que procuram alguma atividade relacionada à Fitness não estão realmente preocupadas em realizar esforço alto. Pensando nisto instrutores levam os alunos a esse esforço.

“Nisto a metodologia crossFit é campeã! Todo treino possui metas para serem cumpridas e isso elimina uma das maiores reclamações do público feminino em relação ao Fitness, a monotonia. Toda essa motivação deixa o treino interessante e dessa forma cativam esse público”, explica Mateus.

Lutadores e ginastas foram os primeiros a lotar os boxs (como são chamados os locais credenciados na crossFit) em busca de preparação física, mas a procura de mulheres pelo esporte começa a chamar a atenção. Mesmo assim, por incrível que pareça, ainda existe a cultura de subestimar a capacidade feminina.

“Na prática, vemos em vários outros boxs onde as mulheres vem se destacando cada vez mais nos treinos. Essas mulheres adquirem capacidades incríveis, ultrapassando até mesmo vários homens. Hoje 60% de nossos alunos são mulheres e elas provaram que são capazes de realizarem as mesmas atividades dos homens. Basta treino. Portanto, crossFit também  é um esporte feminino!”, declara o também coach Thiago Santos, acrescentando que, cada dia é um treino diferente e o praticante tem o desafio de superar seus limites.

Perca peso

Para as mulheres que pretendem perder peso, o crossfit pode ser uma ótima opção. Enquanto as academias normais trabalham atividades separadas, como fortalecimento da musculatura ou ginástica, o novo treinamento apresenta um sistema unificado que trabalha todas as funções do corpo ao mesmo tempo. Segundo Mateus, os treinos curtos de alta intensidade são ótimos não só para ganho de massa magra, mas também eficientes na queima de gordura. Existem estudos que provam que sua eficácia é superior aos demais métodos. Aliado a treinos diferentes todos os dias, o corpo nunca se acostuma e não pára de ter resultados.

“Vale lembrar que para nós que trabalhamos com saúde, o padrão estético é uma consequência de um corpo saudável. Consequentemente, essa saúde se reflete em uma boa estética. Treinos intensos com movimentos funcionais de alta intensidade é a chave desse sucesso. Trabalho intenso dando o máximo de si é sinônimo de resultados. Isso é CrossFit!”, exclama Thiago Santos.