Um golaço de Everton Ribeiro deu a vitória ao Cruzeiro sobre o Santos na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O meia do time de Minas Gerais fez fila nos marcadores santistas antes de concluir, deixando a equipe celeste ainda mais perto do título nacional e colocando o rival mais longe da Libertadores. Caso vença o Grêmio na próxima rodada e o Botafogo e o Atlético-PR não triunfem em seus compromissos, o time mineiro já pode comemorar o título.

 

A rodada também favoreceu o Cruzeiro neste domingo. Grêmio empatou e Botafogo perdeu em suas respectivas partidas, fazendo com que a equipe mineira disparasse ainda mais na liderança da competição. Com 68, o time está 14 pontos à frente dos rivais. O próximo jogo da agremiação celeste é justamente contra o Grêmio, no próximo domingo, em Belo Horizonte.

 

O Santos, por sua vez, fica mais distante do objetivo de se classificar à Libertadores do ano que vem. Com 44 pontos, o time fica na nona posição, ainda distante dos times que ocupam as quatro primeiras posições do Brasileirão. No próximo domingo, o time do litoral paulista enfrenta o Vasco, em São Januário.

 

O Cruzeiro começou melhor a partida. Mostrando o envolvente toque de bola que caracterizou a equipe durante toda a competição, o time celeste dificultava a marcação santista. Bastante ofensivo, o time acertava nas triangulações entre Everton Ribeiro, Dagoberto, Ricardo Goulart e Borges. Tanto que a primeira oportunidade nasceu de uma dessas jogadas, aos 18min, em um belo chute de Everton Ribeiro.

 

A melhor chance, porém, veio aos 29min. Ricardo Goulart fez boa tabela com Borges e saiu na cara do goleiro Aranha. No entanto, finalizou para fora e perdeu a oportunidade de abrir o marcador na Vila Belmiro.

 

O Santos, por sua vez, tentava chegar ao ataque, especialmente conduzido pelos pés de Montillo. Porém, o time errava muitos passes. Tanto que a melhor chance foi em uma bola parada. O meia argentino cobrou, o lateral cruzeirense Ceará desviou de cabeça e quase enganou o goleiro Fábio, que teve que colocar para escanteio.

 

Na segunda etapa, logo no início a qualidade individual do Cruzeiro apareceu. Aos 9min, Everton Ribeiro arrancou, fez fila na marcação santista e bateu forte no canto esquerdo do goleiro Aranha, abrindo o placar para a equipe mineira na Vila Belmiro.

 

Depois disso, o Santos sentiu o baque e se entregou na partida. O Cruzeiro aproveitou e em mais de uma oportunidade teve chances de aumentar a vantagem, mas esbarrou nos erros de finalização. No entanto, a vitória simples garantiu os três pontos e deixou a equipe ainda mais perto do tricampeonato.