Dados desatualizados são utilizados para confrontar órgãos oficiais; Hospital está com 75% de ocupação dos leitos
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) emitiu nota, nesta segunda-feira (20), para rebater informações, segundo a unidade, compartilhadas nas redes sociais. De acordo com o hospital, “em meio às diversas manifestações dos comerciários de Divinópolis em defesa da reabertura do comércio, os organizadores do movimento tem feito circular um vídeo com informações desatualizadas acerca da pandemia do novo Coronavírus em Divinópolis”.
No material produzido pelo Complexo de Saúde São João de Deus e divulgado no último 21 de março, a diretora presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães afirma que a situação em Divinópolis está tranquila e que a instituição vinha se preparando para atender as necessidades dos colaboradores e também da região em relação ao Covid-19.
Naquela época, havia apenas um caso confirmado da doença na cidade. Entretanto, os organizadores, segundo o hospital, estão usando a informação de quase um mês atrás para dizer que é a mais atualizada e que os números atuais divulgados pelos órgãos oficiais são apenas dados para “assustar a população”.
“Desta forma, destacamos que o atual cenário da Covid-19 em Divinópolis é totalmente diferente de quando foi produzido o referido vídeo. De acordo com os dados emitidos hoje pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o munícipio Divinópolis possui 1233 casos suspeitos e 57 confirmados da doença. Destes números, 10 casos suspeitos e 2 confirmados estão internados em nosso Complexo de Saúde”, afirmou em nota.
Até às 16h15min, de acordo com os dados do MV Soul, o CSSJD apresentava 75,75% de ocupação geral de seus leitos de internação e 76,92% no CTI Adulto. A ocupação representa tanto os leitos do SUS como da saúde suplementar.
“Por fim, reiteramos que seguimos nos empenhando para assegurar atendimentos de qualidade a todos que necessitam, principalmente aqueles com suspeita ou confirmação da Covid-19 e que o vídeo circulado com o discurso da Diretora Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus não é atual, e sim do dia 21 de março”, conclui.
Em Divinópolis, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), considerando todos os leitos disponíveis de UTI em todas as unidades hospitalares, a taxa de ocupação é de 47,49%. O dado acima representa apenas o do São João de Deus.
Nota na íntegra:
“O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD vem a público esclarecer que em meio às diversas manifestações dos comerciários de Divinópolis em defesa da reabertura do comércio em nosso município, os organizadores do movimento tem feito circular nas redes sociais nesta segunda-feira, dia 20 de abril de 2020, um vídeo com informações desatualizadas acerca da pandemia de Coronavírus em Divinópolis.
No material produzido pelo Complexo de Saúde São João de Deus e divulgado no último 21 de março, a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, afirma que a situação em nossa cidade está tranquila e que a instituição vinha se preparando para atender as necessidades dos colaboradores e também da região em relação ao Covid-19. Naquela época, havia apenas um caso confirmado da enfermidade em Divinópolis, informação que o referido grupo afirma ser a informação mais atualizada e que os números atuais divulgados pelos órgãos oficiais são apenas dados para “assustar a população”.
Desta forma, destacamos que o atual cenário do COVID-19 no município de Divinópolis é totalmente diferente de quando foi produzido o referido vídeo. De acordo com os dados emitidos hoje pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o munícipio Divinópolis possui 1233 casos suspeitos e 57 confirmados da doença. Destes números, 10 casos suspeitos e 2 confirmados estão internados em nosso Complexo de Saúde.
Informamos ainda que na tarde de hoje, às 16h15min, de acordo com os dados do MV Soul, o CSSJD apresentava 75,75% de ocupação geral de seus leitos de internação e 76,92% no CTI Adulto. Por fim, reiteramos que seguimos nos empenhando para assegurar atendimentos de qualidade a todos que necessitam, principalmente aqueles com suspeita ou confirmação do COVID-19 e que o vídeo circulado com o discurso da Diretora Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus não é atual, e sim do dia 21 de março.”