Unidade realiza mais de 200 atendimentos por mês
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) absorveu mais um serviço de Alta Complexidade: a Hemodinâmica. O hospital é referência para mais de 1,3 milhão de habitantes da Região Ampliada Oeste de Minas.
Até o momento, a hemodinância era realizada por um prestador de serviços terceirizado da instituição. A mudança ocorrerá a partir do próximo dia 02 de maio.
O que é hemodinâmica:
- A hemodinâmica é uma área de atuação que se propõe a diagnosticar e tratar as disfunções neurológicas, vasculares e cardiológicas, como obstruções, aneurismas e tromboses.
- As técnicas de hemodinâmica utilizam cateteres para analisar os vasos sanguíneos, o que a torna um procedimento seguro e minimamente invasivo.
Somente na unidade que integra os serviços e especialidades da instituição, são realizados mais de 200 atendimentos por mês.
Entre eles:
- Cateterismo – utiliza cateteres com a finalidade de identificar a presença de obstruções (entupimentos) nas artérias do coração ou mau funcionamento das válvulas do coração, entre outras funções;
- Angioplastia – atua nas obstruções das artérias do coração, das carótidas, dos vasos cerebrais ou periféricos, por meio da colocação de stents (malhas metálicas altamente especializadas que protegem a artéria tratada);
- Implante de válvulas do coração, por intermédio de procedimentos minimamente invasivos;
- Arteriografia – avalia a presença de entupimentos ou aneurismas nas carótidas, artérias cerebrais ou periféricas, bem como nas veias.
Importância:
Ao absorver este importante serviço, que é fundamental para a assistência aos pacientes de casos de Alta Complexidade o CSSJD busca seguir com sua visão.
“Consolidar-se como um dos melhores complexos de saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.