O paciente, de 36 anos, teve o diagnóstico de câncer na tíbia da perna direita
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) continua liderando em inovação na área da saúde, desta vez com a execução de uma cirurgia realizada pela primeira vez em Divinópolis, conhecida como “Frozen Bone”, técnica que congela a parte do osso atingida pelo tumor e reimplanta no paciente.
O paciente, de 36 anos, teve o diagnóstico de câncer na tíbia da perna direita. Em um tratamento convencional nestes casos, os médicos iriam retirar uma parte do osso e depois fazer um enxerto ou colocar uma prótese.
Mas o Ortopedista e Traumatologista, Dr. Thiago Mendonça da Cunha, responsável pelo caso, decidiu investir na técnica traduzida como “osso congelado”. No procedimento, a parte de osso atingida pelo tumor é retirada, em seguida o osso é congelado em nitrogênio líquido em uma temperatura de – 174°C, por 20 minutos.
Depois, gradualmente, o osso é aquecido até voltar à temperatura ambiente, sendo reimplantado no paciente. Isso ajuda na recuperação do mesmo.
Segundo o Dr. Thiago Mendonça, em casos específicos como esse, o procedimento é o mais recomendado.
“O paciente é jovem, então o método de reconstrução biológica é mais viável do que a utilização de uma prótese. O prognóstico é melhor dessa forma, do ponto de vista de reabilitação e qualidade de vida para o paciente”, ressalta.
O gás de congelamento utilizado no procedimento foi custeado pela Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acccom), que prontamente se dispôs a ajudar na cura deste paciente.
O CSSJD parabenizou os profissionais envolvidos na conclusão do novo procedimento, destacando sua visão de “consolidar-se como um dos melhores Complexos de Saúde filantrópicos do Brasil em gestão assistencial, promovendo conhecimento, inovação e excelência em processos”.