Esse aneurisma, potencialmente fatal, acomete duas regiões distintas: tórax e abdômen
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) segue na vanguarda da inovação no Centro-Oeste Mineiro, com a realização de uma cirurgia inédita e de alto risco para tratar um aneurisma complexo de aorta toracoabdminal e ilíacas comuns.
Esse aneurisma, potencialmente fatal, acomete duas regiões distintas: tórax e abdômen. Sua extensão envolve o alargamento anormal das principais artérias do corpo: a aorta e as ilíacas, responsáveis por transportar o sangue do coração para o resto do corpo. Quando esse aneurisma se rompe, ocorre uma hemorragia interna grave, evoluindo rapidamente ao óbito, se não for tratada imediatamente.
Por isso, o paciente, atendido Sistema Único de Saúde (SUS) teve a aquisição do leito intermediada pelo Estado, uma vez que o raro procedimento teve um alto custo.
O procedimento minimamente invasivo foi realizado com sucesso na Hemodinâmica do CSSJD e durou cerca de sete horas e meia, com a substituição da aorta e ilíacas aneurismáticas (dilatadas) por uma endoprótese ramificada.
- Pé-de-Meia encerra 2024 com quase 4 milhões de beneficiados
- Sine disponibiliza mais de 13 mil vagas de emprego em Minas Gerais
- Dois homens são mortos a tiros no Bairro Novo Horizonte, em Itaúna
- Abertura do Ano Santo reúne centenas de fiéis em Divinópolis
- Previsão do tempo: Divinópolis tem semana chuvosa
A cirurgia foi realizada pelos conceituados Cirurgiões Vasculares e Endovasculares do CSSJD, Dr. Gustavo Laranjo, Dr. Robert Amorim e Dra. Paula Andrade, além da ilustre presença do especialista em tratamento de aneurismas complexos, reconhecido internacionalmente, Dr. Marcelo Ferreira, que veio diretamente do Rio de Janeiro.
Dr. Gustavo Laranjo, explicou a complexidade da cirurgia e sua inovação para o serviço ofertado pelo CSSJD.
“Não houve intercorrências durante a cirurgia e o paciente se recupera bem, ainda em regime de interação hospitalar. Estamos orgulhosos em poder realizar uma cirurgia como essa sob o comando de uma equipe tão competente e ao lado do Dr. Marcelo, que trouxe ainda mais expertise para este procedimento. Em maio, o CSSJD fez um investimento com a aquisição da hemodinâmica e, muito em breve teremos um novo aparelho, sendo este apenas o início dos resultados”, explica o médico.
O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza toda a equipe envolvida nesse momento histórico e reafirma seu compromisso em oferecer as melhores e mais avançadas técnicas médicas, sempre priorizando o cuidado com a vida humana.