Ao todo, 19 profissionais se formaram em sete diferentes áreas; 84% permanecem atuando no hospital
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) celebrou, na noite desta quinta-feira (8/2), em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, a formatura dos médicos residentes e especializando de 2024, entregando diplomas simbólicos.
Na formatura estiveram presentes o presidente do Conselho Curador, Willian Guimarães, assim como, os diretores do CSSJD: André Waller, Tulio Valente, Eliseu Albertin e Eduardo Matta.
Também estavam presentes a CEO do CSSJD Elis Regina Guimarães e o diretor administrativo e gerente de ensino e pesquisa Amarildo Souza.
- Polícia Civil prende homem em flagrante por violência doméstica contra irmã
- Operação policial prende irmãos em Samonte
- Trilhas de Futuro nas Escolas: mais de 9 mil vagas para cursos de educação profissional e tecnológica
- Polícia Civil apreende adolescente suspeito de ser autor de homicídio de uma mulher trans
- Divinópolis: Polícia Militar prende suspeito de receptação
Especialidades
Conforme o CSSJD, ao todo, são 19 formandos em sete áreas diferentes de especialização e residência. São elas:
- Anestesiologia,
- Cardiologia,
- Clínica Médica,
- Ginecologia e Obstetrícia,
- Medicina Intensiva,
- Nefrologia e
- Pediatria.
De 19 formandos, 16 permanecerão no Complexo de Saúde São João de Deus, representando uma retenção de 84% dos profissionais formados.
De acordo com o hospital, dentre os formandos estão profissionais de várias cidades de Minas. por exemplo, Formiga, Lagoa da Prata, Campo Belo, Bambuí, Santo Antônio do Monte, Pirapora. Há também de municípios de Goiás.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP.
Investimentos
Durante a cerimônia, a diretora-executiva e CEO do Complexo de Saúde São João de Deus, destacou que o hospital tem cerca de R$ 21 milhões em caixa. Esse dinheiro, então, é para investimento na estrutura para especialista e residentes.
“Uma coisa que me constrange muito é a estrutura que, infelizmente, nós oferecemos para quem está fazendo a especialização e residência. Temos R$ 21 milhões em caixa para investimento, porém não conseguimos investir, pois não conseguimos a aprovação dos projetos juntos a Vigilância Sanitária.”
Elis Regina destacou que os residentes e especialistas enfrentaram setores sucateados.
“Eles enfrentaram setores extremamente sucateados, porém os equipamentos não. Apesar das estruturas sucateadas, eles tiveram estomago para trabalhar com aquela estrutura e com paciente das melhores formas possíveis.”
Por fim, Elis pediu desculpas aos formandos e ressaltou que essa foi a última turma a se formar com essa estrutura.
“Isso é uma coisa que me cobro cada minuto. Gostaria de pedir desculpas aos formandos e que, se Deus quiser, essa será a última turma naquela estrutura ainda deficitária. Muito em breve vamos poder dar aos nossos residentes condições melhor de trabalho, então fica aqui meu pedido de desculpas.” finalizou.
Natalia Silvera, residente em clínica médica, que falou pelos formandos. Ela agradeceu ao CSSJD e destacou a importância do conhecimento adquirido.
“Agradecemos a todos do São João de Deus por nos inspirar, por nos fazer instrumentos na vida de cada pessoa. Que o conhecimento e sabedoria adquiridos possamos usar sempre para bem”
O Complexo de Saúde São João de Deus, é referência para mais de 3,4 milhões de pessoas em quatro regiões de Minas.