A semana foi dividida em duas etapas, envolvendo palestras e treinamentos in loco com todos os profissionais

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) realizou entre os dias 10 e 13 de abril, a “Semana da Segurança do Paciente”. Neste ano, as ações correspondem à temática do “Engajamento dos Pacientes para a Segurança do Paciente”, proposta feita pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – SOBRASP.

A semana foi divida em duas etapas, envolvendo palestras e treinamentos in loco com todos os profissionais.

Para iniciar o debate sobre este importante tema, o CSSJD contou com a palestra da docente da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ, a Dra. Liliane de Lourdes, que abordou a importância do paciente se colocar como um dos principais agentes para sua própria segurança.

“O cuidado é feito para o paciente e pelo paciente. Então, nada mais justo do que envolvê-lo no seu processo de cuidado, dar voz a ele, que expresse os seus desejos, medos e expectativas em relação ao atendimento. Esse envolvimento permite então, que o hospital tenha um olhar diferenciado para o cuidado que ele deseja proporcionar ao cliente”, disse.

A segunda palestra também foi ministrada pelo docente da UFSJ, o Dr. Juliano Teixeira, que abordou a “Cooperação do paciente e familiar na prevenção de lesões de pele”. Para esta ação, foram convidados acompanhantes de pacientes que estavam internados na instituição.

O Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, destaca a importância do engajamento dos pacientes e acompanhantes na segurança do paciente.

“A semana também abordou os protocolos de Segurança do Paciente, em treinamentos de capacitação in loco, para que toda a assistência seja atingida quanto ao cuidado e assistência do paciente. Importante ressaltar que a SES Divinópolis parabenizou o Núcleo de Segurança do Paciente pelo profissionalismo frente à condução dos processos assistenciais”.

O Diretor Técnico do CSSJD, Dr. Eliseu Albertin Teixeira, ressalta que para garantir a eficiência e a segurança do paciente, devemos pensar em nossa instituição como uma engrenagem.

“Que com esta semana, não apenas nossos colaboradores, mas clientes e acompanhantes assimilem ao máximo e traduzam o aprendizado na prática diária, porque acumular conhecimento, qualquer software consegue, até mesmo mais do que todos nós. Mas, a aplicabilidade daquele conhecimento e, principalmente o cuidado, depende de cada um”.

Para a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, a Segurança do Paciente é um compromisso de todos, sendo um dos valores institucionais “o cliente como centro do cuidado”.

“Desde o momento em que assumimos o São João, o que mais prezamos foi a segurança do paciente e isto custa muito caro, porque realmente envolve regulamentação, diversas questões e o nosso hospital quase fechou. Mas estamos fazendo vários investimentos para ampliarmos ainda mais a segurança, através de protocolos e equipamentos, mas (não podemos esquecer) que é também a conduta e o cuidado para/com o paciente que podem fazer a diferença”.

Com essas atividades, o Complexo de Saúde São João de Deus busca reafirmar seu compromisso com as práticas que visam à segurança do paciente. Com isso, a instituição, juntamente aos seus colaboradores e também pacientes, busca como propósito “Cuidar do maior valor: a vida humana”.