equipamentos para tratamento bucofaciais pelo sus no cssjd
Equipamentos serão usados no tratamento a pacientes do SUS (Foto: Divulgação)

Um dos equipamentos permite a construção de uma placa obturadora para crianças que nascem “sem o céu da boca”

O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Divinópolis, recebeu equipamentos para tratamento bucofaciais e de ponta para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte do projeto REFACE que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em pacientes que necessitam de atendimento.

O material, adquirido com recursos de emenda impositiva do vereador Rodyson do Zé Milton (PV), foi entregue ao corpo clínico responsável pelo projeto.

“Estamos inovando com a verba destinada pelo vereador. Um dos equipamentos que adquirimos permite a construção de uma placa obturadora para crianças que nascem com fenda palatina, popularmente conhecida como “sem o céu da boca”. Assim, evitando que essas crianças possam bronco aspirar e contraírem uma pneumonia. Além de permitir a possibilidade de amamentação.”, destaca o responsável pelo serviço, o cirurgião bucomaxilofacial Thiago Aguiar.

Bucofaciais

Conforme ele, outro serviço de referência é a utilização de uma centrífuga – também adquirida com o repasse do vereador. Ela, então, permitirá a geração de pequenas membranas que são aplicadas nos locais de tratamento, o que promove a cicatrização.

“O Complexo de Saúde São João de Deus é, provavelmente, o primeiro hospital de Minas e um dos primeiros do Brasil a oferecer essa tecnologia de tratamento pelo SUS.”, comemora o médico.

“Só tenho que agradecer a Deus pela possibilidade ajudar com esses recursos. Quantas pessoas serão beneficiadas e isso é o mais importante. Momentos como este é que fazem valer essa missão de vida pública”, ressaltou.

De acordo com o vereador, enquanto estiver na Câmara Municipal, irá colaborar com recursos para esse projeto.

“É um compromisso que tenho com o São João de Deus, com o Dr. Thiago e com a população de Divinópolis. Todos os anos destinarei recursos de emenda impositiva para esse projeto”.

A solenidade de entrega dos equipamentos contou com a participação do diretor do Complexo de Saúde São João de Deus, André Waller, que agradeceu o repasse dos recursos.

“Tenho convicção que os profissionais envolvidos nesse projeto estarão ainda mais motivados a atender nossa população”, destacou a comentar a importância desses equipamentos.