Emendas parlamentares garantem máquinas de hemodiálise e poltronas elétricas para melhorar conforto dos pacientes e eficiência no atendimento
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas acaba de receber um reforço importante no setor de Nefrologia.
Além disso, a aquisição de novos equipamentos foi possível graças a emendas parlamentares destinadas ao fortalecimento da atenção especializada.
- Itapecerica brilha no Festival Gastronômico de Ouro Preto com a Influencer “Cozinha da Ieie”
- Rapaz é baleado em Nova Serrana e criminosos incendeiam carro na fuga
- Acidente entre carros deixa motorista ferido entre Araújos e Perdigão
- PM apreende grande quantidade de drogas em Nova Serrana
- Idosa fica ferida em acidente entre caminhão e carro na MG-050, em Pedra do Indaiá
A deputada estadual Lohanna França (PV) destinou R$ 521.920,00 por meio de emenda. Com os recursos, o hospital comprou oito máquinas de hemodiálise e 13 poltronas elétricas. Além disso, o deputado estadual Eduardo Azevedo (PL) indicou R$ 94.070,00, viabilizando mais uma máquina e uma poltrona.
Esses investimentos foram oficializados por resoluções da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, eles garantem melhorias significativas para pacientes que dependem da hemodiálise, tratamento vital para quem sofre de insuficiência renal.
Além disso, o último Censo Brasileiro de Diálise, publicado no Brazilian Journal of Nephrology, aponta crescimento no número de pacientes. Em julho de 2023, o país registrou 157.350 pessoas em tratamento, aumento de 2,29% em relação ao ano anterior.
Conforto e segurança
O procedimento, apesar de fundamental, exige cuidados e provoca desconfortos. Durante as sessões, muitos enfrentam queda de pressão, tontura, náuseas e dores. Pensando nisso, o CSSJD investe em equipamentos que oferecem mais conforto e segurança.
As novas poltronas possuem regulagem elétrica. Com isso, os próprios pacientes ajustam suas posições com facilidade. Além disso, o recurso traz autonomia, bem-estar e melhora a experiência durante o tratamento, que costuma durar horas.
Além disso, os equipamentos também auxiliam os profissionais. Ao evitarem posturas incorretas, os colaboradores ganham em ergonomia e previnem doenças ocupacionais. O resultado é um atendimento mais humanizado e eficiente.
A gerente da Nefrologia, Fernanda Freitas, comemorou a conquista.
“Ficamos extremamente gratos quando o poder público olha com sensibilidade para nossos pacientes. Essas emendas representam mais do que investimentos: representam dignidade para quem enfrenta a rotina dura da hemodiálise”, afirmou.
O diretor-presidente André Waller destacou o impacto positivo.
“Hemodiálise é mais que um procedimento. É uma necessidade vital. Por isso, cada detalhe importa. Nosso compromisso é com a excelência e com o bem-estar de cada pessoa atendida”, ressaltou.