O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), setor da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), realizará ações no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, na quinta-feira (01/12). O CTA distribuirá panfletos educativos em relação à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e fará distribuição de preservativos na Avenida 1º de Junho com rua São Paulo (calçadão).
Neste dia, de 8h às 11h e de 13h às 16h30, na sede do CTA (avenida Getúlio Vargas nº 550 – junto com a Policlínica), serão realizados gratuitamente testes rápidos de Hepatite B e C, sífilis e HIV. De acordo com o CTA, a intenção é envolver o público, levando informação e esclarecendo dúvidas.
Em Divinópolis, 437 pessoas que convivem com o vírus do HIV são atendidas pelo poder público, só que o número é bem maior. “Pelo SUS prestamos atendimento que vai desde o diagnóstico, consultas, exames e fornecimento de medicamentos, mas os medicamentos aqui do setor também são fornecidos a pacientes que fazem seu tratamento particular ou por convênio, então sabemos que o número de pessoas com HIV na cidade é bem maior”, destacou a responsável do CTA, Francisca Vanizia.
Além dos 437 casos de Divinópolis, o CTA atende ainda, a pacientes de 54 cidades da região, que totalizam 1.524 soropositivos, também, vale ressaltar, atendidos somente pelo poder público. A enfermeira lembra ainda que Aids não tem cura e as pessoas estão relaxando na prevenção. “O número de casos de pessoas com HIV vem crescendo a cada ano em todo o país, porque as pessoas estão esquecendo que Aids não tem cura, tem somente controle. A prevenção, através do uso de preservativos, e a vigilância é o melhor caminho para evitar a doença, pois sua maior incidência de transmissão é por meio do sexo”, alerta.
De janeiro a novembro de 2015 foram registrados 142 novos casos de pessoas com HIV e em 2016, nos primeiros 11 meses do ano, esse número saltou para 194. Um crescimento de 38%, em apenas um ano, no registro de novos casos.
O CTA/SAE é um serviço do Semusa que desempenha um papel estratégico na prevenção e no suporte as pessoas com DST/AIDS. O Centro de Testagem e Aconselhamento é composto por médicos, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviços. O CTA desenvolve palestras, blitz e visitas técnicas. Além de atender tanto a população, de forma individual, como a empresas que queiram levar mais informação a seus funcionários.