Uma equipe já está em fase de formação (Foto: Divulgação)

O que fazer para tornar digna a morte de um ente querido? Como lidar com este momento de forma com que possamos contribuir para satisfação do paciente diante da eminência de morte? Essa é uma das perguntas que muitos de nós fazemos ao nos depararmos com a triste situação de perda de alguém que amamos. Para responder a essas perguntas, capacitar, orientar e esclarecer sobre o projeto de cuidados paliativos, o Hospital São João de Deus, por meio da Pastoral, Humanização e Voluntariado – PHV promoverá dia 06 de maio, o 3º Seminário de Cuidados Paliativos.

Uma equipe já está em fase de formação (Foto: Divulgação)

Uma equipe já está em fase de formação (Foto: Divulgação)

Atualmente uma equipe multidisciplinar está sendo formada pelo HSJD com o objetivo de desenvolver esses processos na instituição e o seminário será uma oportunidade de estender aos outros profissionais da saúde e interessados pelo tema para que também possam desenvolver este trabalho seja em outras instituições de saúde ou até mesmo em casa.

Para Maria do Carmo Azevedo, coordenadora do projeto no Hospital São João de Deus, esse seminário será uma oportunidade para repensar e quebrar paradigmas no que se trata da morte. Segunda ela, a falta de cultura tem dificultado o processo para uma morte digna, seja de um paciente internado no hospital ou de um ente querido.

“As pessoas não se sentem preparadas quando um ente querido vai partir. O próprio paciente também tem que entender que a morte é um processo natural, que vai acontecer com todos os seres vivos. Então o nosso trabalho é promover essa orientação aos profissionais e para isso realizamos uma formação da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital São João de Deus e vamos realizar esse terceiro seminário no mês de maio, levando conhecimento a quem esteja interessado”, explica.

Trabalhando há alguns meses nesse projeto, o Docente da Universidade Federal de São João Del Rei, Alexandre Ernesto, realizou a formação teórica dos profissionais do HSJD durante a manhã do dia 13 de abril.

“É necessário capacitar os profissionais dentro desse conceito filosófico, o que são os cuidados paliativos para que possam depois colocar em prática essa atividade. Então o primeiro objetivo é promover a formação básica”.

Participação

Os interessados em participar seminário devem realizar suas inscrições na Escola de Enfermagem São João de Deus ou na Pastoral de Humanização e Voluntariado do Hospital São João de Deus. As inscrições são limitadas e tem o valor de R$ 25,00 para estudantes e R$ 35,00 para profissionais. Para mais informações entre em contato pelo telefone (37) 3229 7562.