Interessados podem ingressar em cursos de formação técnica profissional pelo programa Trilhas do Futuro
As inscrições para a 4ª edição do projeto Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), estão abertas, a partir desta quinta-feira (9/11). As inscrições podem ser realizadas até o dia 23/11, por meio do site do Trilhas de Futuro, onde o estudante encontra todas as informações necessárias, tais como, prazos, documentos, cursos e turnos disponíveis, entre outras. É fundamental que antes de se inscrever o pleiteante leia com atenção a resolução disponível na página para, só então, prosseguir com a inscrição.
Para essa edição pode se inscrever qualquer pessoa que tenha interesse nos cursos. Desse modo, sendo voltado para alunos que ainda estão no ensino médio é necessário estar cursando o segundo ano a partir do início de 2024.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP
- Bolsonarista que tentou agredir deputada Lohanna França em Divinópolis é condenada
- Governo encaminha projeto de desestatização da Cemig e Copasa
- Incêndio tem início durante manutenção de torre de resfriamento em siderurgia de Pará de Minas
- Projetos de Lei buscam ampliar o acesso a exames e tratamentos avançados pelo SUS para saúde do homem
- Dentista é investigado por utilizar produtos falsificados em “Botox Day”
Vagas
A 4ª edição do Trilhas de Futuro disponibilizou 50 mil vagas em todo o estado de Minas Gerais em diversos cursos, como metalurgia, enfermagem, administração, modelagem de vestuário, farmácia, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho, entre muitos outros. Nesse sentido, é fundamental que o estudante confira o catálogo de vagas de acordo com a sua região, tendo em vista que os cursos são presenciais.
Para esta edição, foram credenciadas 306 instituições de ensino profissional, localizadas em 139 municípios e com 89 cursos distintos.
E buscando facilitar ainda mais a formação, o Governo de Minas, por meio da SEE, disponibiliza aos alunos uma ajuda de custo de R$ 20 por dia, de acordo com a frequência registrada e apurada pela instituição. Esse apoio tem a finalidade principal de custear o transporte e a alimentação do aluno. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.
Mercado de trabalho
Além de oferecer os cursos profissionalizantes, o Governo de Minas ainda ajuda os egressos a adentrar no mercado de trabalho ao concluir a formação. Por meio do Programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.
“O Trilhas de Futuro é uma oportunidade muito importante para os jovens e adultos que desejam ingressar em uma formação técnica profissional. Ademais, os cursos estão em consonância com as novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho atual, com cursos variados e bem estruturados. Além disso, ao término da formação, oportunizamos, por meio da parceria entre o Trilhas de Futuro e o Unicef, que esses alunos já saiam empregados. É uma chance única para todos aqueles que sonham com um bom futuro”, avalia a coordenadora da Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.