Curta-metragem “TEMPO” vence três prêmios no Festival Internacional de Cinema do Rio

Minas Gerais
Por -16/05/2025, às 10H21maio 16th, 2025
Curta “TEMPO”, de cineasta de Divinopolitano, é destaque em festival internacional no Rio.(FOTO: Divulgação)
Curta “TEMPO”, de cineasta de Divinopolitano, é destaque em festival internacional no Rio.(FOTO: Divulgação)

Produção de Alisson Resende, gravada em Divinópolis, se destaca em categorias técnicas e valoriza talentos locais

O curta-metragem “TEMPO”, dirigido pelo cineasta divinopolitano Alisson Resende, conquistou três prêmios no BIMIFF — Festival Internacional Mensal de Cinema do Brasil, realizado no Rio. A produção venceu nas categorias Melhor Edição de Filme Experimental, Melhor Design de Som de Filme Experimental e Melhor Fotografia de Filme Experimental.

Gravado em um estúdio local de Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas, o curta é uma produção 100% independente do diretor divinopolitano, que segue ampliando seu reconhecimento no cenário nacional e internacional.

Além disso, O curta já havia recebido outras distinções, como o prêmio de Escolha do Público no Reino Unido e o título de Melhor Roteiro de Minas Gerais no festival Cinemaz, em Varginha.

“Para mim, é uma honra ter um trabalho feito de forma 100% independente, representando nossa cidade e nosso país, num festival de grande importância”, afirmou Alisson Resende.

Portanto, a obra se propõe a provocar reflexões sobre a passagem do tempo e a maneira como ela impacta sentimentos, relações e a própria existência humana.

Além disso, com estética experimental, “TEMPO” se destaca também por valorizar talentos locais. Um exemplo é o poeta e escritor Luís Mingau, que fez sua estreia no cinema interpretando o personagem que dá nome ao filme.

“Para mim, o mais importante é o fato de que a indicação pode levar mais pessoas a verem o curta. Sempre que vejo algo que me emociona ou provoca positividade, fico querendo dividir com os outros”, disse Mingau.

Sobre o festival

O BIMIFF é um festival de cinema online criado para dar visibilidade a cineastas do mundo todo. As produções selecionadas são exibidas em formato de streaming e avaliadas por um júri formado por artistas independentes brasileiros, entre cineastas, atores e produtores. O objetivo principal é revelar novos talentos e promover obras criativas, inovadoras e de relevância artística.

Sobre o diretor

Alisson Resende é roteirista e diretor de diversos curtas, como o suspense psicológico “Dentro”, também premiado, e o recente “A Nossa História de Amor”, vencedor de prêmios de Melhor Filme LGBTQ em festivais realizados em Nova York e Hollywood.

Portanto, com um olhar autoral e sensível, Alisson tem consolidado sua carreira valorizando narrativas profundas e a arte produzida em Minas Gerais.

Além disso, o sucesso de “TEMPO” reforça o protagonismo do cinema independente e coloca Divinópolis no mapa das grandes produções autorais brasileiras.