Marcelo Lopes

 

A cidade de Oliveira foi assolada por uma forte chuva durante a última quinta-feira (04). A Prefeitura decretou estado de calamidade pública no município e de acordo com a administração, foram 43 ocorrências entre inundações, deslizamentos, desabamentos e várias casas comprometidas. Não foram registradas ocorrências de pessoas feridas. Uma idosa acabou se assustando com a situação, sofreu um infarto e não resistiu.

Moradores dos locais atingidos foram socorridos com o auxílio da Assistência Social e do Corpo de Bombeiros e os desabrigados optaram por se deslocar até as residências de parentes próximos. O jornalista e morador de Oliveira Jean Magno, contou ao PORTAL o que ele presenciou.

“Ontem durante a chuva eu sai pra ver a situação da cidade. Deparei com muito lixo acumulado pelas ruas. O córrego que corta a Avenida Maracanã, principal ligação do Centro aos bairros, inundou, mais de 50 famílias estão em casas de parentes. A porta do pronto atendimento municipal ficou alagada devido a sujeira nos bueiros. Um carro foi arrastado pela enxurrada e levado pela correnteza do córrego Maracanã e ainda está desaparecido”, diz.

Sobre o que está sendo feito para mobilizar as famílias atingidas, Jean completa.

“A Prefeitura está prestando toda assistência às famílias atingidas. Várias doações foram entregues na sede da administração do município. A limpeza da cidade já está sendo feita por funcionários da Secretaria de Obras. Durante a noite foi montado gabinete de crise com representantes da Defesa Civil, Bombeiros. Assistência Social e Polícia Militar”.

Falando em mobilização, mesmo com toda situação prejudicada pelo mau tempo, a solidariedade se faz presente no município. Leonardo Barros conta que muitas pessoas estão unidas de diversas formas para ajudar.

“Com a força da população, das redes sociais, de algumas rádios locais e também do WhatsApp, que tem sido uma ferramenta eficaz para nós, estamos compartilhando essa forma de arrecadar todo o material que foi perdido durante essas chuvas”.

Leonardo está mobilizado nas ruas de Oliveira para ajudar no recolhimento de doações.

“Eu me habilitei junto com a Monica Helena Lopes, que disponibilizou o seu carro para recolher algumas doações. Estamos andando desde madrugada aqui na cidade e fizemos uma lista das casas que precisamos visitar para recolhê-las. Então hoje vai ser o dia em que vamos nos dedicar totalmente a ajudar as famílias que foram prejudicadas. Gostaríamos de agradecer a todos que estão nos ajudando. Empresários, pessoas de cidades vizinhas, todo mundo tá junto com a gente e é disso que precisamos. A união faz a força”, completa.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura, a Câmara também teve uma importante participação, onde muitos vereadores saíram às ruas da cidade para acolher as pessoas atingidas pelas chuvas.

Dados Atualizados

Segundo informações divulgadas em seu informativo, a Prefeitura de Oliveira informou que até o momento aproximadamente 70 casas foram atingidas. Também comunica que de acordo com a Assistência Social, foram recebidas diversas doações vindas de munícipes e cidades vizinhas. Todas elas foram concentradas na Escola Municipal Djalma Pinheiro Chagas, e devido a uma grande quantidade, o município pede para que a população suspenda a doação de roupas, mantendo somente as de alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal. No caso de móveis e materiais de construção, é preciso ligar para o número 037 3331-3684, deixando o nome do doador e o endereço do local para a administração buscar as doações.

Procuram-se também voluntários. Os interessados podem comparecer também à escola, localizada na Avenida Monsenhor Leão, número 100-1, Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Ao finalizar a nota, a Prefeitura agradece todo o apoio. “Agradecemos os envolvidos nessa ação. Todos que estão deixando seus lares para se voluntariar, para fazerem doações, todos que só têm a agregar em momentos difíceis como esse”.

Fotos: Vinícius Luz