Bispo diocesano oficializa elevação da Capela de Santa Rita e celebra missas com presença de milhares de fiéis
A Capela de Santa Rita, localizada na zona rural de Formiga, no Centro-Oeste de Minas Gerais, será elevada à categoria de Santuário Diocesano nesse domingo, dia (18). A celebração será conduzida pelo Bispo Diocesano Dom Aristeu, que presidirá as três missas programadas para o dia. A expectativa é de que o evento reúna uma grande quantidade de fiéis de toda a região.
Embora a Capela pertença à Paróquia de São Geraldo, também de Formiga, o local tem se consolidado, ao longo dos anos, como um importante ponto de peregrinação e devoção à Santa Rita, conhecida como a Santa das Causas Impossíveis.
A origem do santuário remonta a cerca de um século atrás, quando uma moradora da região encontrou uma imagem de santa em uma gruta com mina d’água próxima à sua casa. De forma misteriosa, a imagem retornou à gruta dias depois, após ser levada para a residência da mulher. Interpretando o fato como um sinal divino, ela construiu uma pequena capela em um cupim nas proximidades, deixando a imagem exposta para visitação.
- ATUALIZAÇÕES: Janete Aparecida detalha retorno ao Brasil após deixar zona de conflito em Israel
- Pratos de porcelana se tornam arte decorativa com pintura à mão
- Vinagre quente com detergente limpa o box do banheiro sem esfregar
- SIAMIG Bioenergia lança campanha em Minas Gerais : “Etanol. Você abastece, a vida agradece”
- Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas
Com o tempo, o número de devotos aumentou significativamente. Assim, os próprios fiéis se organizaram para construir uma capela maior, que passou por ampliações e reformas sucessivas. Atualmente, o local recebe cerca de mil pessoas por missa, se consolidando como referência de fé na região.
Além disso, as celebrações do dia 18 contarão com uma programação especial. As missas ocorrerão às 7h, 10h e 14h, todas presididas por Dom Aristeu. Ao longo do dia, também haverá venda de alimentos, como almoço, pastéis, churrasquinho e macarrão. Toda a renda arrecadada será revertida para o próprio Santuário.
Já na quinta-feira, dia (22) data oficial dedicada a Santa Rita, estão previstas mais três missas, a serem realizadas às 7h, 15h e 19h30. A expectativa é de que, assim como em anos anteriores, o local receba um grande número de peregrinos vindos de diversas cidades da região.