Federação com o PSDB está esvaziando o partido em Divinópolis

A federação com o PSDB estava esvaziando o Cidadania em Divinópolis. Os vereadores Josafá Anderson e Lohanna França estudam deixar o partido. Ambos confirmaram a possibilidade, nesta quarta-feira (23/3), ao PORTAL GERAIS.

O primeiro a manifestar a insatisfação foi o vereador Edsom Sousa. Ele confirmou a desfiliação, nesta terça-feira (22/3), após o diretório estadual consentir, entendendo “justa causa”, devido a federação.

A decisão de Sousa vai além da matemática, embora, assim como os outros dois, também seja pré-candidato a deputado estadual. Ele não faz questão de esconder o mau relacionamento com os tucanos, assim como a boa parceria de longa data com o ex-deputado federal Jaime Martins, que também deve entrar na disputa a um cargo (ainda sem definição).

Já os demais vereadores, estão colocando tudo na ponta do lápis de olho do quociente eleitoral já que com a federação será necessário bem mais votos para fazer uma cadeira.

Josafá

Josafá ainda analisa os prós e contras. Ele participou, nesta quarta-feira (23/3), de reunião com a presidente do Cidadania de Belo Horizonte, Luzia Ferreira.

“Estou conversando com o diretório estadual, estudando essa possibilidade porque há grande chance de pleitear candidatura a deputado estadual e com a federação dificulta, fica mais pesado. Ao mesmo tempo, tendo em vista que está tendo esvaziamento, as vezes não fica tão difícil”, afirma.

Além de pesar a possível disputa a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALGM), ele tem colocado na balança os riscos jurídicos.

“Porque pode ser que lá na frente seja questionado juridicamente pelo TSE”, cita.

Enquanto não decide, ele está conversando com outras legendas, dentre elas a AGIR, antigo PTC.

“A preferência é que não ocorra essa ruptura. É o segundo mandato, simpatizo pela liberdade que o Cidadania nos dá, cada um vota da maneira que quer, não nos obriga a fazer outras coisas. A experiência que tenho no Cidadania é boa”, declara.

Questionado sobre uma possível dobradinha com o ex-deputado federal Jaime Martins, ele citou também a pré-candidatura de Fabiano Tolentino. Este último, também do Cidadania, deverá se filiar ao PSC. Com a federação, o número de votos necessários para fazer cadeira deverá aumentar.

“Com o Jaime eu caminho a longo tempo, na campanha com o Tolentino (Fabiano) que deve aquela dobradinha, mas o Fabiano também é candidato a deputado federal. Vamos sentar e estudar isso”, diz.

Lohanna

Lohanna diz que ainda não há “nada decidido”, entretanto não descarta a possibilidade: “possibilidade sempre há”. Sem confirmar, de acordo com fontes do PORTAL, ela estaria avaliando o PV e também PSB.

Como pré-candidata, estaria inclinada a caminhar com a vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert que é, até então, pré-candidata ao governo de Minas pelo PDT. Entretanto, também deve deixar o partido e segurar a candidatura a deputada federal.

Ela, assim como Lohanna, foi eleita com recorde de votação.