“Pedimos a todos que não entrem em ônibus cheios, esperem o reforço”, afirma o secretário de Trânsito e Transportes
Com a alteração no decreto 13.771/2020, a prefeitura de Divinópolis aumentou o limite permitido de passageiros dentro das frotas dos transportes públicos. A mudança está em vigor desde o dia 28 de maio. Ela consiste na autorização de até dez indivíduos em pé nos veículos, além da capacidade de usuários sentados. Dessa forma, o limite passou de 40 para 50 pessoas.
A informação foi reforçada pela prefeitura após denúncias contra o número de passageiros em pé. O órgão pediu que sejam denunciados apenas casos de descumprimento das normas vigentes.
“Assim, os agentes podem realizar a fiscalização de forma mais ágil, contemplando uma parcela ainda maior da população divinopolitana”, informou.
A intensificação dos meios de propagação de informações é uma das estratégias utilizadas pela administração municipal. O conhecimento e atualização do contexto da cidade, em meio aos desdobramentos do cenário do novo Coronavírus, são ferramentas fundamentais para evitar o descontrole da população e evitar que surjam problemas desnecessários. Um exemplo dessa iniciativa em Divinópolis é a inserção de cartazes informativos em todos os ônibus da frota municipal. A meta é que, enquanto os passageiros se deslocam pela cidade, os mesmos podem verificar as mudanças decididas pela Prefeitura.
Segundo o Secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública, Marcelo Augusto, a Settrans intensificou os estudos e se aprofundou nas análises acerca dos possíveis desdobramentos do Covid-19, buscando atender as demandas da população, principalmente em relação ao transporte coletivo.
“Desde o primeiro decreto, estamos adaptando os horários e determinando reforços nas frotas. Temos fiscais que verificam as linhas denunciadas”, afirmou.
“Além disso, buscamos a conscientização da população no trânsito. Podemos destacar a realização das blitz educativas, que vêm apresentando resultados positivos e efetivos. Porém, para ter resultado ainda mais preciso, contamos com colaboração da população. Pedimos a todos que não entrem em ônibus cheios, esperem o reforço. É preciso também observar as medidas sanitárias em vigor, evitar aglomerações nos pontos de ônibus, por exemplo”, ressaltou o secretário.