Ação itinerante será realizada em Divinópolis e oferecerá serviços jurídicos gratuitos
A Defensoria Pública da União (DPU), atendendo a uma solicitação do deputado federal Domingos Sávio (PL) ,promoverá uma ação itinerante que visa levar assistência e orientação jurídica à população. Essa parceria oferecerá serviços gratuitos e apoio àqueles que mais necessitam entre os dias 1 e 4 de agosto, na sede da AMVI, no bairro Bom Pastor, em Divinópolis.
A Defensoria Pública da União é responsável por prestar assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos que não possuem condições de arcar com os custos advocatícios, atuando em questões relacionadas aos direitos fundamentais como saúde, educação, moradia, seguridade social, entre outros. A ação itinerante é uma forma de levar esses serviços diretamente às comunidades, facilitando o acesso à justiça e garantindo que todos tenham seus direitos protegidos.
“Esperamos alcançar um grande número de pessoas, já que contamos com a participação da Prefeitura, Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas – AACO/MG e Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica- AMVI. É importante apoiarmos iniciativas que visam promover a igualdade de acesso à justiça, uma vez que muitas pessoas sequer conhecem os seus benefícios”, afirmou o deputado Domingos Sávio.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Estão confirmadas as presenças de profissionais especializados da Defensoria Pública da União, que fornecerão orientações sobre benefícios federais, tais como medicamentos e cirurgias, e benefícios previdenciários, como Auxílio-Doença, Aposentadorias, Benefício de Prestação Continuada ( LOAS), Bolsa Família, Pensão por Morte, Salário Maternidade, entre outros.
“Essa ação itinerante em parceria com a Defensoria Pública da União é um exemplo concreto de como o poder público e a sociedade civil podem unir esforços para promover a inclusão e garantir o acesso à justiça”, concluiu o deputado.
Os cidadãos que não podem arcar com as despesas de custos processuais em causas que tramitam na esfera federal, como direito previdenciário, trabalhista, entre outros, também receberão auxílio e orientação jurídica, totalmente gratuitos.