A Defesa Civil de Divinópolis interditou no final desta terça-feira (14) o prédio do Museu Histórico de Divinópolis. A decisão foi tomada depois de uma análise detalhada por parte de engenheiros e técnicos do órgão que indicou a existência de problemas estruturais. Parte da madeira de sustentação da parte de trás da casa está comprometida e a parede já apresenta trincas e até uma ondulação.

Nesta quarta-feira (15), funcionários da Secretaria de Obras devem iniciar a instalação de escoras para garantir a integridade do imóvel. Segundo o secretário Municipal de Cultura, a intenção é de se buscar uma parceria com a iniciativa privada para recuperar o prédio, através de um “chamamento público”. Nesta modalidade, empresas interessadas podem investir na recuperação do Casarão.

De acordo com o Secretário Osvaldo André, já há, inclusive, conversas iniciais com algumas empresas interessadas em participar. Osvaldo informou ainda que, no último domingo, a arquiteta e urbanista divinopolitana Jurema Machado, que já presidiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), esteve no museu e ratificou a necessidade imediata de se reformar o casarão.

A Secretaria de Cultura já está providenciando um novo local para onde o acervo do Museu possa ser levado até que a recuperação esteja concluída.