Skip to main content

Delegado de Formiga participa de treinamento na França

By 26/10/2022Gerais

“Foi uma experiência única, estar entre forças especiais europeias, aprendendo técnicas operacionais”, afirma Danilo César

O delegado da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Danilo César Bicalho, lotado na Delegacia Regional em Formiga, pertencente ao 7º Departamento de Polícia Civil, participou do intercâmbio internacional na França com unidades de elite da Europa.

O workshop, promovido pela Recherche, Assistance, Intervention, Dissuasion (RAID), unidade de elite da polícia nacional francesa, aconteceu entre os dias 10 e 14 deste mês, na cidade de Lyon, e teve por objetivo a troca de conhecimentos no âmbito operacional.

O evento foi realizado pelos brasileiros Joab Costa e Umberto Sampaio, ambos instrutores internacionais, em conjunto com as unidades francesas, e contou com a participação dos operadores do 1º RPIMA (forças especiais do Exército Francês), do CPA10 (forças especiais da Aeronáutica Francesa), do GIS (força de intervenção tática da Itália) e do GIPG (forças especiais policiais da Suíça).

Na oportunidade, foram realizados treinamentos operacionais em diversos cenários, a exemplo de intervenção em ônibus dominado por sequestrador, combate urbano, atirador ativo em escola, dentre outros.

Já entre os dias 17 e 20, o treinamento foi realizado em Toulose, juntamente com a Groupe d’Intervention de La Gendarmerie Nationale (GIGN), unidade de elite com estruturara militarizada.

Danilo César ressalta a importância do treinamento.

“Foi uma experiência única, estar entre forças especiais europeias, aprendendo técnicas operacionais e conhecendo equipamentos de ponta, cujo aprendizado agregará sobremaneira o desempenho das atividades operacionais no âmbito em que atuamos, com disseminação do conteúdo, de forma a multiplicar o conhecimento”, disse.

Além do delegado, outros quatro policiais brasileiros também estiveram presentes: Douglas Pithon (coordenador de Operações do COE – PCBA), Irlan Calaça (comandante da Força Tática – PMSE), Itamar Galvão (atirador de precisão do Bope – PMPE) e Jonatas Alves (Chefe de Instrução da Core – PCPE).