Amanda Quintiliano
O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para apurar omissão do delegado federal, lotado na delegacia em Divinópolis, William Nascimento Santos em notícias crimes pendentes instauradas desde outubro de 2015. A investigação teve início em março desde ano e baseou-se em um processo administrativo disciplinar e num procedimento preparatório instaurados no ano passado.
De acordo com a portaria 15/2017, com data de 31 de maço de 2017, assinada pelo procurador da república, Gustavo de Carvalho Fonseca, o delegado deixou de emitir relatórios de inquéritos policiais e foi registrado grande decréscimo na produção de despachos e diligências investigativas. A omissão pode caracterizar improbidade administrativa.
O procedimento administrativo foi instaurado pela Corregedoria Regional da Polícia Federal. O Ministério Público não apontou a quais investigações estão relacionadas as omissões.
O caso não será comentado pelo delegado regional da Polícia Federal em Divinópolis, Daniel Sousa Silva “por se tratar de questões internas do órgão”.
O delegado
O delegado chegou a ser um dos pré-candidatos a disputar a prefeitura de Divinópolis pelo PSDB. Entretanto, acabou derrotado em convenção interna do partido.
Nascimento atua há 25 anos em órgãos de segurança. Já passou pela Polícia Civil, trabalhou em presídio, advogou até integrar o quadro de pessoal da Polícia Federal. Como delegado já são 18 anos, sete em Divinópolis.
A reportagem do PORTAL tentou contato com o delegado, mas até o fechamento desta matéria ele não foi encontrado para comentar o assunto.