O delegado está desde 2010 em Divinópolis (Foto: Amanda Quintiliano)

A segurança pública deverá ser um dos temas que nortearão as eleições municipais deste ano em Divinópolis. Dentre os pré-candidatos à sucessão do prefeito, Vladimir Azevedo (PSDB) está o delegado federal, William Nascimento também do PSDB. Em visita à Câmara Municipal ele defendeu mais investimento em educação e também geração de empregos no combate à criminalidade.

O delegado está desde 2010 em Divinópolis (Foto: Amanda Quintiliano)

O delegado está desde 2010 em Divinópolis (Foto: Amanda Quintiliano)

Nascimento atua há 25 anos em órgãos de segurança. Já passou pela Polícia Civil, trabalhou em presídio, advogou até integrar o quadro de pessoal da Polícia Federal. Como delegado já são 17 anos, seis em Divinópolis. O aumento da violência está na lista dos três principais problemas da cidade apontados por ele. A saúde e a falta de atração de empresas são os outros dois.

Para ele, quando um destes três falham gera um efeito dominó, isso quando acrescenta-se as deficiências em educação.

“Formando pessoas com educação você estará tirando-as da criminalidade. No social tem o mesmo efeito e noa geração de postos de trabalho também. Quando um jovem não encontra uma vaga de trabalho ele receberá a proposta de ir para a criminalidade e as vezes ela aceita por falta de oportunidade e por facilidade”, comenta.

Nascimento defende o envolvimento de todos os órgãos de segurança, passando pelas polícias, Ministério Público, Justiça, incluindo a prefeitura e a sociedade.

Pré-candidatura

O delegado federal é uma das opções analisadas pelo PSDB para disputar a sucessão de Vladimir. Ainda pouco conhecido pela população, ele precisa passar pela aprovação da cúpula e demais filiados do partido na convenção. Também está como pré-candidato, Luís Militão que atuou nos últimos anos na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura.

O nome de Militão foi anunciado, inicialmente, pelo deputado federal, Domingos Sávio. Ele seria uma das opções com menos rejeição. Antes de definir, o partido deverá levar em consideração uma pesquisa que irá avaliar cada uma das alternativas. A ex-vereador Eliana Piola também não foi descartada da disputa.