Ofícios sem respostas por parte da Prefeitura de Itapecerica. (Foto: Divulgação Vereador Canela Love)
Ofícios sem respostas por parte da Prefeitura de Itapecerica. (Foto: Divulgação Vereador Canela Love)

Aumento de casos tem refletido na Santa Casa do município; Atendimentos aumentaram 100%

O vereador de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas, Canela Love denunciou que teve dois ofícios de pedido de carro fumacê ignorados pela prefeitura do município. Ele compartilhou vídeo nas redes sociais, nesta quinta-feira (4/1).

De acordo com o parlamentar, o primeiro ofício enviado no dia 30/05/2023, ainda não teve retorno por parte da prefeitura. 

Já o segundo, também sem resposta por parte do executivo municipal, ele enviou no dia 06/12/2023.

LEIA MAIS: “Surto de dengue” provoca caos na Santa Casa de Itapecerica

Limpeza de lotes

Em seis semanas o número de notificações de casos de dengue saltou para 287. Canela Love diz que não está preocupado com carnaval e sim com dengue. Ele ainda cobrou que os donos de lotes sujos sejam multados.

“Eu não estou preocupado com carnaval, mas sim com a dengue e os donos de lotes que não limpam, tem que multar, muita gente com dengue, hospital cheio e população não pode ficar sofrendo” diz o vereador.

Surto de dengue

Itapecerica vive um surto de dengue .Ps aumentos dos casos vem refletindo no atendimento na Santa Casa do município que teve um aumento de 100%. De 70 pacientes dia, o número passou para 140 nos últimos dias.

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) relatam até sete horas de espera, como foi o caso de um morador de Marilândia – distrito do município – o filho de Acácio José está na relação desses pacientes.

Ele deu entrada às 8h15 desta terça-feira (2/1) e só saiu de lá após as 15h. A suspeita é de dengue. Usuário do SUS relatam de desembolsar cerca de R$ 70 para a realização do exame, para diagnosticar a dengue.

De acordo com a Santa Casa – única unidade hospitalar da cidade – para atender a demanda houve a contração de mais um médico há cerca de 30 dias, ainda assim, não está sendo suficiente.

A Prefeitura de Itapecerica confirmou o aumento crescente de “notificações de dengue”, porém em um número bem menor à realidade encontrada na Santa Casa.

O município informou 287 notificações de dengue ao Ministério da Saúde, e que vem promovendo ações emergenciais visando providências para melhora do atendimento à população.

Uma dessas ações, é a implementação da hidratação de pacientes também nos Postos de Saúde, resolvendo significativamente a sobrecarga junto ao Pronto Atendimento.

Sobre os oficios do vereador Canela Love, questionando a falta do carro fumacê, a reportagem do PORTAL GERAIS entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Itapecerica, porém até o momento não houve resposta.