Aumento de casos tem refletido na Santa Casa do município; Atendimentos aumentaram 100%
O vereador de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas, Canela Love denunciou que teve dois ofícios de pedido de carro fumacê ignorados pela prefeitura do município. Ele compartilhou vídeo nas redes sociais, nesta quinta-feira (4/1).
De acordo com o parlamentar, o primeiro ofício enviado no dia 30/05/2023, ainda não teve retorno por parte da prefeitura.
Já o segundo, também sem resposta por parte do executivo municipal, ele enviou no dia 06/12/2023.
LEIA MAIS: “Surto de dengue” provoca caos na Santa Casa de Itapecerica
Limpeza de lotes
Em seis semanas o número de notificações de casos de dengue saltou para 287. Canela Love diz que não está preocupado com carnaval e sim com dengue. Ele ainda cobrou que os donos de lotes sujos sejam multados.
“Eu não estou preocupado com carnaval, mas sim com a dengue e os donos de lotes que não limpam, tem que multar, muita gente com dengue, hospital cheio e população não pode ficar sofrendo” diz o vereador.
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
- Motociclista morre em acidente em Pará de Minas
Surto de dengue
Itapecerica vive um surto de dengue .Ps aumentos dos casos vem refletindo no atendimento na Santa Casa do município que teve um aumento de 100%. De 70 pacientes dia, o número passou para 140 nos últimos dias.
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) relatam até sete horas de espera, como foi o caso de um morador de Marilândia – distrito do município – o filho de Acácio José está na relação desses pacientes.
Ele deu entrada às 8h15 desta terça-feira (2/1) e só saiu de lá após as 15h. A suspeita é de dengue. Usuário do SUS relatam de desembolsar cerca de R$ 70 para a realização do exame, para diagnosticar a dengue.
De acordo com a Santa Casa – única unidade hospitalar da cidade – para atender a demanda houve a contração de mais um médico há cerca de 30 dias, ainda assim, não está sendo suficiente.
A Prefeitura de Itapecerica confirmou o aumento crescente de “notificações de dengue”, porém em um número bem menor à realidade encontrada na Santa Casa.
O município informou 287 notificações de dengue ao Ministério da Saúde, e que vem promovendo ações emergenciais visando providências para melhora do atendimento à população.
Uma dessas ações, é a implementação da hidratação de pacientes também nos Postos de Saúde, resolvendo significativamente a sobrecarga junto ao Pronto Atendimento.
Sobre os oficios do vereador Canela Love, questionando a falta do carro fumacê, a reportagem do PORTAL GERAIS entrou em contato com a assessoria da Prefeitura de Itapecerica, porém até o momento não houve resposta.