A principal dificuldade dos técnicos é com o primeiro contato (Foto: Rita Cássia Malachias Morato/PMD)
A principal dificuldade dos técnicos é com o primeiro contato (Foto: Rita Cássia Malachias Morato/PMD)

A principal dificuldade dos técnicos é com o primeiro contato (Foto: Rita Cássia Malachias Morato/PMD)

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza um trabalho com usuários de drogas na região do carrapateiro e no entorno do Estádio Waldemar de Faria. Pelo menos 80 pessoas foram assistidas nas últimas semanas no município.

A iniciativa tem o objetivo de incluir os dependentes, em situação de vulnerabilidade, na condição de usuários do sistema de saúde. Além de diagnosticar possíveis agravos a saúde dos usuários de drogas como sífilis, hepatites, Aids e encaminhá-los para o tratamento.

Para realização do projeto tem sido importante a parceria com Coordenação de Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social.

“Todos os dias pela manhã percorremos os locais onde se concentram os usuários de drogas e fazemos a abordagem e oferecemos ajuda e informação. É uma situação de carência a dessas pessoas, mas é gratificante poder ajudar. Contribuir para uma retomada no rumo das suas vidas”, conta coordenadora de abordagem social, Rita de Cássia Malachias Morato.

Divinópolis tem a preocupação de acolher essas pessoas e cuidar delas, mas a situação de vulnerabilidade em que elas se encontram torna o trabalho desafiador.

“Conseguimos ter um primeiro contato e até avaliar essas pessoas, mas em determinados casos não conseguimos fazer com que dêem continuidade ao tratamento”, disse a enfermeira responsável pelo CTA, z Francisca Vanizia.  Mesmo com este tipo de obstáculo os envolvidos nesta ação buscam alternativas e novas formas de estratégias de convencimento dos usuários de droga.

Além do aconselhamento e realização de testes, o CTA distribuiu preservativos entre os usuários de droga e os orienta sobre a importância do sexo seguro.