Uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Saúde (Semusa) realizou mais uma etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos dependentes químicos em Divinópolis. Os dependentes assistidos passaram por aconselhamento e realizaram testes para detectar doenças como hepatite, sífilis e AIDS. Cerca de 30 pessoas foram atendidas pela equipe do CTA que teve, ainda, a cobertura de uma ambulância no local.
“Orientamos estas pessoas sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e fizemos a avaliação conforme o Ministério da Saúde propõem. Fizemos os testes rápidos para diagnosticar as DST/Aids e em 15 minutos foi possível ter o resultado”, explica o médico Juliano Gonçalves.
O principal problema verificado pelo CTA entre os dependentes químicos é a existência de casos de sífilis. Além de fazer o teste para esta doença, e caso o resultado desse positivo, os usuários recebiam medicação no próprio local para iniciar o tratamento.
“Começamos o tratamento contra a sífilis e orientamos aos usuários dá necessidade de dar continuidade a ele e, consequentemente, realizar a avaliação laboratorial para comprovar que a pessoa foi tratada” diz Juliano.
Outra preocupação dos profissionais do CTA é quanto ao número de mulheres grávidas. Elas também foram orientadas e tiveram o tratamento iniciado.
“Mas é importante que deem sequência para não contaminar os seus bebês”, enfatiza o médico.