Recurso vai ampliar estrutura do Centro de Triagem e, além disso, ajudar na implantação de novo ecoponto
A deputada estadual Lohanna entregou, nesta segunda-feira (18), uma emenda parlamentar de R$ 150 mil para fortalecer a coleta seletiva em Divinópolis. O anúncio aconteceu durante evento em celebração ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio.
Do valor total, R$ 92 mil financiaram a compra de uma empilhadeira para otimizar os trabalhos no Centro de Triagem da prefeitura. Além disso, o restante do recurso vai viabilizar a implantação de um ecoponto no município.
Recurso amplia estrutura da coleta seletiva
Segundo a deputada, o investimento busca fortalecer políticas ambientais permanentes e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de trabalho dos coletores de recicláveis.
“Nosso mandato tem compromisso com políticas ambientais sérias e permanentes. Esse recurso vai ajudar a estruturar ainda mais o trabalho desenvolvido no Centro de Triagem e fortalecer a coleta seletiva que gera renda, dignidade e preserva nossos recursos naturais”, destacou Lohanna.
Além da nova emenda, a parlamentar já havia destinado anteriormente R$ 350 mil para a compra de um caminhão voltado à ampliação dos serviços de coleta seletiva na cidade.
- Capotamento na MG-050 deixa duas pessoas feridas em Divinópolis
- Ônibus de transporte de funcionários pega fogo no Bairro Nações em Divinópolis
- Divinópolis confirma circulação de três sorotipos da dengue e reforça alerta à população
- Acelera Startups: Divinópolis publica edital para programa de tecnologia
- Veja programação do tradicional Arraial de Itaúna na Praça da Matriz
Evento reuniu autoridades e parceiros
A cerimônia contou com a presença dos vereadores Kell Silva, Rodyson do Zé Milton e Welington Well.
Além disso, representantes da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos de Divinópolis, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Divinópolis e do Sicoob Divicred também participaram do encontro.
Durante a ação, o Sicoob Divicred realizou a doação de computadores para o Centro de Triagem, reforçando o apoio à estrutura da coleta seletiva no município.
Cooperativa recolhe mais de 260 mil toneladas por ano
Atualmente, a cooperativa responsável pela coleta seletiva em Divinópolis conta com 11 coletores. Além disso, o grupo recolhe mais de 260 mil toneladas de materiais recicláveis por ano.
O trabalho desempenha papel importante na preservação ambiental e, consequentemente, também contribui para a geração de renda de diversas famílias.
Coleta seletiva ajuda meio ambiente
A coleta seletiva separa resíduos sólidos para reciclagem e reutilização. Dessa forma, o processo reduz a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários e contribui para a preservação dos recursos naturais.
A população pode consultar dias, horários e bairros atendidos no site oficial da prefeitura.



